sexta-feira, 17 de abril de 2015

REI DO CAJU: Morre aos 91 anos o empresário Jaime Tomaz de Aquino

Imagem: Fazenda Planalto1(Imagem:Fazenda Planalto)Jaime Tomaz de Aquino estava internado desde terça (14), com um quadro de infecções que evoluiu para pneumonia

Morreu às 17h de ontem (16) em Fortaleza, aos 91 anos de idade, o cearense Jaime Tomaz de Aquino. O empresário faleceu devido complicações de uma pneumonia. Era dono de 171 mil hectares de terras cultivadas com caju nos estados do Piauí e do Ceará. Em solo piauiense Jaime chegou a plantar, na década de 1990, cerca de 40 mil hectares de caju nas Fazendas Planalto, Alvorada, Esplanada, Serra Nova e São Vicente, situadas no município de Pio IX.

Jaime de Aquino era conhecido como o “rei do caju’”. Foi considerado o maior plantador de cajueiros do mundo e o maior cajucultor do Brasil. Por conta do sucesso como empreendedor, Jaime Tomás de Aquino foi agraciado com o troféu Sereia de Ouro, 1980 (Grupo Edson Queiroz); Produtor Modelo, 1980 (Ministério da Agricultura); Medalha da Abolição, 1987 (Governo do Estado do Ceará); Medalha do Mérito Industrial, 1990 (FIEC).


Imagem: Fazenda Planalto2(Imagem:Fazenda Planalto)
2(Imagem:1)Sede da Fazenda Planalto, no município de Pio IX, uma das cinco áreas de Jaime cultivadas com caju no estado do Piauí

O velório será nesta sexta-feira (17), no pátio da empresa de Jaime, em Fortaleza. O sepultamento ocorrerá amanhã, sábado (18), em Pereiro (CE), região do Jaguaribe.

Nascido no dia 26 de março de 1924, na cidade de Jaguaribe (CE), Jaime Tomaz se tornou órfão de pai e mãe aos 15 anos, ficando aos cuidados de Dom José Terceiro de Sousa, àquela época vigário de Pereiro, que o matriculou na Escola Apostólica dos Jesuítas em Baturité, onde o mais tarde “Rei do Caju” iniciou seu estudo primário. Depois se incorporou e prestou serviços ao Exército, sendo depois licenciado como ex-combatente da 10º GAT - 75 MM.

Foi caminhoneiro nas estradas do Nordeste e do Brasil, quando, por acaso, descobriu que levar castanhas de caju do Ceará para São Paulo seria um bom negócio, e começou, então a vender sacas de castanha nas confeitarias e fábricas de chocolates. A clientela cresceu, e daí surgiu a idéia da instalação de uma indústria de beneficiamento de castanha de caju.


Imagem: Fazenda Planalto3(Imagem:Fazenda Planalto)Na década de 90, somente o município de Pio IX, extremo-leste do Piauí,  já cultivava cerca de 40.000 hectares de caju

No ano de 1962, Jaime Tomaz de Aquino fundou a Companhia Industrial de Óleos do Nordeste - CIONE, da qual é Diretor-Presidente, que gera mais de 7.000 (sete mil) empregos diretos, com uma exportação que chega a atingir a cifra de 14 a 16 milhões de dólares anuais.

Jaime Tomaz de Aquino exercia cumulativamente as funções de Diretor-Presidente da CICAJU (Cia. Cearense Agro-Industrial do Caju), da CAEMA (Cia. Alvorada de Empreendimentos Agrícolas S/A) e, ainda, da BOREASA (Borborema Empreendimentos Agrícolas S/A).

Jaime Tomaz de Aquino era um exemplo da capacidade empreendedora do povo cearense.


Fonte: Lucas Andrade e Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário