sexta-feira, 3 de abril de 2015

Procissão do Encontro reuniu muitos fiéis na cidade de Santa Filomena

Imagem: José Dourado Farias1(Imagem:José Dourado Farias)Cerca de 200 fiéis, entre homens e mulheres, compareceram à Procissão do Encontro, na cidade de Santa Filomena(PI)

A Procissão do Encontro, também conhecida como Procissão dos Passos, realizada anualmente pela Igreja Católica, teve o seu principal momento na frente da Escola Professor Lourenço Filho, em Santa Filomena, sudoeste do Piauí, na manhã desta Sexta-Feira Santa, 3.

O evento reuniu mais de 200 fiéis, mantendo viva a tradição da Procissão do Encontro. O duplo cortejo com as imagens de Nossa Senhora das Dores e de Jesus carregando a cruz percorreu várias ruas do Centro da cidade e se encontrou em frente à Escola Lourenço Filho.

Acompanhe imagens da procissão, cedidas pelo professor e blogueiro José Dourado Farias:


Imagem: José Dourado Farias1(Imagem:José Dourado Farias)
2(Imagem:2)
3(Imagem:3)
4(Imagem:4)
5(Imagem:5)
6(Imagem:6)
7(Imagem:7)Os homens saíram da Igreja Sagrada Família; as mulheres, da Beira Rio; e se encontraram em frente ao Lourenço Filho

Na oração precessional, realizada no altar montado em frente ao Colégio Lourenço Filho, o padre Isaias Pereira falou sobre a importância do evento religioso, que tradicionalmente dá início aos ritos da Semana Santa. “Neste momento refletimos, meditamos sobre o sofrimento de Cristo. Mas essa reflexão vai além do sofrimento em si, porque o sofrimento nos aponta para a vitória; Jesus ressuscita, e repetimos aqui, neste momento, a cena do Encontro, onde Maria se encontra com Jesus no momento da via crucis, da via sacra. É um momento doloroso, triste, uma mãe que encontra com o filho desfigurado. Queremos pedir a Nossa Senhora das Dores, que sentiu o traspassar da espada no coração, que rogue , interceda ao seu Filho por todas as mães que hoje sofrem por causa do sofrimento do seu filho”, disse o pároco.

Imagem: José Dourado Farias1(Imagem:José Dourado Farias)
1(Imagem:1)
1(Imagem:1)
1(Imagem:1)
1(Imagem:1)
1(Imagem:1)
1(Imagem:1)
1(Imagem:1)De lá seguiram pela Rua Pres. Getúlio Vargas, Av. Barão de Santa Filomena e Praça Barão de Paraim, até a Igreja Matriz
 
Ao término do evento, cerca de 200 fiéis, homens e mulheres, seguiram em procissão rumo à Igreja Matriz de Santa Filomena, percorrendo parte da Rua Pres. Getúlio Vargas e toda a Av. Barão de Santa Filomena, entrando pela Pça. Barão de Paraim, onde se localiza o Santuário.

Já na Igreja Matriz de Santa Filomena, o Padre Isaias Pereira explicou aos fiéis a simbologia e os ritos do Tríduo Pascal (Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira da Paixão e Sábado de Aleluia.

É talvez o momento mais solene do ano litúrgico, que tem início na Quinta-Feira Santa, no Lava Pés, e se encerra no Sábado de Aleluia, quando se celebra a Ressurreição de Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário