sexta-feira, 13 de março de 2015

Fernando Monteiro solicita criação de campus da UESPI em Santa Filomena

Imagem: Reprodução1(Imagem:Reprodução)Monteiro: "Precisamos capacitar mais jovens na região, que estão desempregados mesmo existindo vagas de trabalho"

A cidade de Santa Filomena, no sudoeste piauiense, a 905 quilômetros de Teresina, deve receber um campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A solicitação foi feita na última quarta-feira (11) pelo deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) ao reitor Nouga Cardoso.

De acordo com o parlamentar, faltam profissionais capacitados para o desenvolvimento das plantações de soja no município de Santa Filomena, principal fonte de renda da população.

“O crescimento econômico de Santa Filomena depende desses profissionais que são muito poucos. Precisamos capacitar mais jovens da região, que atualmente estão desempregados mesmo existindo vagas de trabalho”, justificou o deputado estadual Fernando Monteiro.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)AGRONEGÓCIO FORTE! O município de Santa Filomena é o 5º maior produtor de grãos e a 23ª maior economia do Piauí

O curso de Agronomia, por exemplo, seria muito bem-vendo à microrregião do Alto Parnaíba piauiense e maranhense, pois beneficiaria diretamente os municípios de Santa Filomena (PI), Alto Parnaíba (MA) e Tasso Fragoso (MA), que têm o agronegócio como base da economia.

O objetivo será a formação de técnicos de nível superior, que dominem amplamente os conteúdos científicos e tecnológicos da área, mas atentos às questões sociais e políticas.

A preparação desses profissionais agrônomos irá proporcionar capacidade criativa e crítica, habilidade para gerar tecnologias e condições para atender e implementar a transição do modelo agrícola atual para uma agricultura compatível com os reais interesses sociais da comunidade, integrada, permanente e harmonicamente, com a natureza e com o homem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário