sábado, 24 de janeiro de 2015

Tutora diz que médica cubana tem só 12 dias para retornar a Santa Filomena

Imagem: Raoni Barbosa1(Imagem:Raoni Barbosa)Dorcas Costa:   "Sabemos da médica de Santa Filomena. Ela já tem uma previsão de retorno para os próximos 12 dias"

O Programa Mais Médicos irá ampliar seu atendimento para 31 municípios no Estado. A tutora dos cubanos no Piauí, Dorcas Lamounier Costa, afirmou ao Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, ancorado pelo jornalista Amadeu Campos, que as estatísticas comprovam que a implantação do serviço, que atualmente atende a 21 municípios, será benéfica para o Piauí, visto que estatísticas comprovam a diferença que faz a presença dos médicos nos municípios.

"A avaliação tem sido positiva. Os comentários são extremamente favoráveis ao programa. Imagine quem não tinha acesso a nenhum médico e agora tem um ou dois. A instituição do programa resultou em um número crescente de soluções dadas nos municípios", explicou.

Dorcas disse que o programa tem por maior objetivo a criação de um vínculo entre o médico e os pacientes, já que ele mora na comunidade e acrescenta que o programa é de "promoção da saúde" e não de "solução de problemas". "O foco é muito mais prevenir do que curar".


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Tutora diz que médica Yudey Beltran teve um problema de saúde, mas retornará a Santa Filomena no início de fevereiro

A tutora informou também que um novo edital será aberto para que médicos brasileiros sejam encaminhados para os municípios. Porém, os que não forem supridos com os brasileiros serão oferecidos para médicos brasileiros com formação no exterior. "Em última instância serão oferecidos para os médicos estrangeiros e aos médicos da cooperação Brasil/Cuba".

Santa Filomena - Em resposta ao questionamento que fizemos através do aplicativo WhatsApp, enviado às 13h00 de ontem, sexta-feira (23), sobre uma médica cubana que estaria ausente do trabalho desde suas férias, a professora Dorcas Costa falou que já foi informada da ausência dela; ocorre que a médica Yudey Beltran Torres teve um pequeno problema de saúde, mas que ela está com sua volta prevista para o início de fevereiro.

"Nós sabemos da médica de Santa Filomena. Ela já tem uma previsão de retorno para os próximos 12 dias e se ela não voltar o Ministério da Saúde deverá decidir qual medida deve ser tomada", respondeu Dorcas Costa, tutora do Programa Mais Médicos no estado do Piauí.

Fonte: Rayldo Pereira/Portal Cidade Verde


Nenhum comentário:

Postar um comentário