domingo, 7 de dezembro de 2014

Saiba como ter sinal aberto dos 6 canais de TV de Teresina via satélite

Imagem: José Bonifácio/GP1Com 2 receptores e 4 antenas podemos ver o PI TV, o Amadeu Campos, o Silas Freire, o Pedro Alcântara, a TV Alepi ...(Imagem:José Bonifácio/GP1)Com 2 receptores e 4 antenas podemos ver o PI TV, o Amadeu Campos, o Silas Freire, o Pedro Alcântara, a TV Alepi ...

 Quem mora no interior do Piauí, seja na cidade ou na zona rural, normalmente gosta de contar com as informações da nossa Capital. Mas isso sempre foi tarefa difícil, “complicada” e quase impossível, já que algumas prefeituras piauienses não conseguem sequer manter para a coletividade o sinal de pelo menos um ou dois canais de TV VHF/UHF de Teresina.

Porém hoje isso não é mais novidade e não tem nada de “complicado”, pois faz um bom tempo que o sinal digital de TV está sendo transmitido via satélite, com uma boa quantidade de canais em vários satélites, que podem ser sintonizados no Brasil e em todo o Mundo.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)Antena I (TV Clube); Antena II (Antena 10, Assembléia e Antares); Antena III (Cidade Verde); e Antena IV (Meio Norte)
 
Com 04 antenas parabólicas e 02 receptores de satélite (ELSYS e Century MidiaBox), e com investimento total ao redor dos R$ 1.500,00 (Hum Mil e Quinhentos Reais), podemos captar sinais de mais de duas mil emissoras de TV e Rádio, nacionais e internacionais.

Só de Teresina, por exemplo, é possível sintonizarmos 6 canas: TV Clube (Globo), TV Cidade Verde (SBT), TV Antena 10 (Record), TV Meio Norte, TV Assembléia, TV Antares (Educativa).

A TV CLUBE, afiliada da Rede Globo, está disponível através do canal 4 da OI TV Livre HD. Basta comprar o equipamento, que custa cerca 500 reais, com 25 canais sem assinatura. Mas caso queira assinar um dos 03 (três) pacotes pagos, irá sintonizar a TV Diário, o SporTV, a GloboNews, a TV Esporte Interativo, a BandNews, o FoxSports, a ESPN, o Premiere (PFC) ...


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Receptor ELSYS, que sintoniza a TV Clube, via OI TV; e Receptor Century MidiaBox, que capta o sinal das demais TVs

Já os outros cinco canais de Teresina podem ser sintonizados por meio de 3 (três) antenas parabólicas para a banda C, teladas ou fechadas (fibra ou chapa, de preferência >= 2,20m). Para pegar mais de um satélite, será necessária uma chave DiseqC (Digital Satellite Equipment Control), conforme a quantidade de satélites apontados nas antenas.

Através do satélite Brasilsat B4, é possível assistir à TV CIDADE VERDE. Para a cidade de Santa Filomena, com Latitude: -9.1127° e Longitude: -45.9120°, a antena tem elevação de 62.1°, Azimute 291.3° e inclinação do LNB de -66.9°. Cada cidade tem uma especificação.

No Intelsat 805 estão a TV MEIO NORTE e a Rádio Meio Norte FM (Latitude -9.1127°; Longitude -45.9120°; elevação Antena 74.5°; Azimute 313.1°; e inclinação LNB -46.2°.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Chave DiseqC (Digital Satelite Equipment Control), o dispositivo para captar mais de um Satélite em um mesmo Receptor

E nos satélites StarOne C12/NSS 10 estão: TV ANTENA 10, TV ALEPI e TV ANTARES, Latitude -9.1127°, Longitude -45.9120°, Elevação da Antena 60.0°, Azimute 289.5° e Inclinação do LNB (Low-noise block converter ou "conversor de baixo ruído”) -68.6°.

Mas segundo o internauta André Novais Lima, pode-se usar também o "KIT CARONA", com apenas uma antena. Faz-se então um suporte, em forma de trilho, e colocam-se os LNBs, com posição e inclinação estabelecidas para cada satélite. Parece ser melhor e mais prático ainda.


Imagem: Reprodução1(Imagem:Reprodução)KIT CARONA: Com apenas uma antena, usam-se os LNBs em um suporte, com posições e inclinações de cada Satélite

A TV Perspectiva, nova afiliada da Rede Bandeirantes no Piauí, pertencente ao Grupo Claudino, ainda não está transmitindo seu sinal via satélite para as bandas C e/ou Ku.

A tecnologia da TV Digital via Satélite está de acordo com a lei, haja vista se tratar de sinal FTA (Free To Air). Ou seja; o sinal é livre (aberto) e não tem nada a ver com a “pirataria”.

Para maiores informações e esclarecimentos sobre o assunto, acesse o Portal BSD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário