sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Parque das Nascentes do Rio Parnaíba terá área de 749.848 hectares

Imagem: Reprodução1(Imagem:Reprodução)Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, que compreende uma grande área do município de Alto Parnaíba (MA)

O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, localizado entre os estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, pode ter sua área modificada. O Plenário do Senado aprovou na última quarta-feira (17) Projeto de Lei da Câmara (PLC) 47/2014, que altera os limites da reserva ambiental, ampliando sua área. O projeto segue agora para sanção presidencial.

De autoria do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), a proposta altera o decreto de criação do parque, editado em 16 de julho de 2002, assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, aumentando sua área de 729.813,551 hectares para 749.848 hectares.


Imagem: ReproduçãoGrande parte dos municípios de(Imagem:Reprodução)Conforme se vê no mapa acima, mais da metade do município de Barreiras do Piauí passa a pertencer à área do Parque

O texto aprovado se refere a uma área situada ao sul do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, composta por vegetação típica de Cerrado em diferentes graus de recuperação, onde há monocultivos de grãos há vários anos. Foram incorporadas também outras áreas das nascentes do Rio Corrente, da Serra do Lajeado e da Área de Proteção Ambiental do Jalapão.

As mudanças nos limites garantem a preservação dos recursos naturais que compõem o parque, criado com o objetivo de proteger as nascentes do rio Parnaíba, a segunda maior bacia hidrográfica do Nordeste (344.112 km²) e uma das três maiores bacias sedimentares brasileiras, ao lado das do Rio Amazonas (7 milhões de km²) e do Rio Paraná (879.873Km²).

Imagem: ReproduçãoNascentes do Rio Parnaíba, (Imagem:Reprodução)Nascentes do Rio Parnaíba, onde animais como a onça-pintada e a arara-azul-grande já estão ameaçadas de extinção

De acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Parque das Nascentes do Parnaíba há 60 espécies de mamíferos e 211 de aves.

Várias das espécies existentes no Parque das Nascentes estão ameaçadas de extinção, como o porco-do-mato, o veado-campeiro, a jaguatirica, a onça-pintada, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o gavião-real, a arara-azul-grande e o beija-flor de rabo branco.


Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário