terça-feira, 16 de setembro de 2014

Moradores da zona rural também serão beneficiados com água encanada

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)O sítio Bacaba será contemplado com água encanada, por meio de uma rede adutora, vinda do Povoado Sete Lagoas

A água encanada vai chegar também às comunidades Pau Seco e Bacaba, situadas na zona rural de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí. O anúncio foi feito na última sexta-feira (12) pelo prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), em visita que fez àqueles dois lugares, ao lado do vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz (PSB) e dos vereadores Cristóvão Dias Soares (PSB), José Bonifácio Bezerra (PCdoB) e Renato Vieira Miranda (PTB).

No Pau Seco serão beneficiadas 08 (oito) famílias, além da Escola, através de uma rede de canos de 40 milímetros de espessura, numa extensão de aproximadamente 3 quilômetros. O poço artesiano, com vazão média de 12 mil litros por hora, tem 100 metros de profundidade, totalmente revestido, com cerca de 63 metros de água, sem bombeamento (nível estático).


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
3(Imagem:2)
4(Imagem:3)PAU SECO: Poço artesiano e caixa de 10.000 l irão levar água encanada a 8 famílias, através de pequena rede adutora

Já está sendo providenciada a instalação da caixa d’água, com capacidade para 10 mil litros, bem como da rede de canos, segundo informou o prefeito Esdras Avelino Filho. “Cada família do Pau Seco e da Bacaba irá receber uma torneira e um chuveiro”, disse o gestor municipal.

Em seguida, além da Bacaba, que será servida com água encanada vinda do Povoado Sete Lagoas, serão contempladas as famílias do Riacho de Areia (Riozinho) e da Várzea Grande, que sofrem com a escassez de água, sobretudo no período seco, que vai de julho a outubro.

Imagem: José Bonifácio/GP1Assim, o agricultor(Imagem:José Bonifácio/GP1)Assim, o agricultor Antonio Rodrigues Lopes começa a irrigar sua plantação de laranja, que vinha sofrendo com a seca

“Aos poucos estamos levando qualidade de vida para as famílias da zona rural. E aí não será mais preciso carregar lata dágua na cabeça, muitas vezes por longas distâncias, um drama e um sofrimento que tem dia e hora para acabar, assim que entregarmos a obra”, garantiu o prefeito Esdras Avelino, destacando o sofrimento vivido pelo senhor Antonio Rodrigues.

E, emocionado, acrescentou: “Eu via seu sofrimento aqui desde quando Benvindo Nogueira foi candidato a prefeito de Santa Filomena. E eu dizia que se um dia eu chegasse à Prefeitura de Santa Filomena, você ia ter água. E hoje me sinto feliz tanto quanto você”.


Imagem: José Bonifácio/GP14(Imagem:José Bonifácio/GP1)
6(Imagem:5)RIOZINHO: Poucos quilômetros após a nascente, sua água já é poluída no lugar Bacaba, imprópria ao consumo humano

Com sentimento de gratidão e satisfação, o agricultor Antonio Rodrigues Lopes, um dos mais antigos moradores da localidade Pau Seco, fez o seguinte relato: “Teve dia que nós tirava (sic) rato de dentro do poço prá beber, e tinha que beber mesmo, porque não tinha outra opção”.

Quanto à localidade Bacaba, embora sendo entrecortada pelo Riozinho, importante afluente do Rio Parnaíba e que faz a divisa natural entre o município de Santa Filomena e os de Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves, começa a sofrer com a falta de água potável.


Prefeito Esdras, vice Adauton e vereadores comemoram com moradores do Pau Seco
 

Mesmo a Bacaba estando a pouco mais de 5 quilômetros das nascentes do Riozinho, a água que por ali escorre é em pequena quantidade e se apresenta escurecida, poluída pelo uso dos animais (bovinos, suínos, equídeos), portanto imprópria para o consumo humano.

"Uma das principais metas e preocupação do nosso governo é proporcionar melhorias na qualidade de vida das famílias que residem na zona rural. É por isso que começamos a implantar essas pequenas redes adutoras", pontuou o prefeito Esdras Avelino Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário