sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Rádio Comunitária Rio Taquara FM celebra seus 16 anos de existência

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Sede própria da Rádio Comunitária Rio Taquara FM, localizada no Residencial Boa Esperança II, no ar desde 22/08/1998

Primeira e única Rádio Comunitária de Santa Filomena, também uma das pioneiras no Serviço de Radiodifusão Comunitária em todo o Estado, a Rio Taquara FM está celebrando 16 anos de vida, na luta por uma comunicação democrática no sudoeste do Piauí.

Exatamente às 15h25min do dia 22 de agosto de 1998, o eletrotécnico José Augusto Alves Pereira falava - após instalar o sistema irradiante - pela primeira vez ao microfone da Rio Taquara FM, entrando para a história como sendo o primeiro locutor da emissora.


2(Imagem:1)Cópias da ata de fundação e da ata da eleição da atual Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Rádio Rio Taquara FM

Inserida e aceita nas comunidades de Santa Filomena (PI) e de Alto Parnaíba (MA), a iniciativa de se criar uma emissora avançou e, graças a Deus, se tornou possível depois da publicação da Lei 9.612/98, que instituiu o Serviço de Radiodifusão Comunitária.

A Rio Taquara FM, com prefixo ZYD 349 e frequência 87,9 Mhz, é permissionária da ACRA - Associação Comunitária de Radiodifusão Associadas FM da cidade de Santa Filomena, no Estado do Piauí, fundada em 22 de novembro1997. O estatuto foi registrado no Cartório do 2° Ofício, pela oficial Francisca Vasconcelos Alcântara Avelino, no dia 02 de dezembro de 1997.


Posteriormente obteve o registro junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ/MF).

2(Imagem:1)
2(Imagem:1)Cópia da 'solicitação de demonstração de interesse para o Serviço de Radiodifusão Comunitária', datada de 20/08/1998

A primeira diretoria da ACRA teve os seguintes membros: Carlos Sérgio Weber (Presidente), José Ferreira de Carvalho (Vice-Presidente), Excelsa Maria Santos Nogueira (1ª Secretária), Zildamaria Pereira Lima (2ª Secretária), José Bonifácio Bezerra (1º Tesoureiro), Nilton Neres Bezerra (2º Tesoureiro) e Gilberto Lustosa de Matos (Relações Públicas).

A atual diretoria da ACRA, com mandato até 27 de novembro de 2014, é composta por: Kilson Brito Nogueira (Presidente), Eroilson Pires de Alencar (Vice-Presidente), Excelsa Maria Santos Nogueira (1ª Secretária), Marcus Vinícius Carvalho Lira (2º Secretário), Marcelo Soares Nazário (1º Tesoureiro), Reginaldo Negreiros do Nascimento (2º Tesoureiro) e Éder Rodrigues do Couto (Relações Públicas). De acordo com o artigo 15, parágrafo único do Estatuto Social, a missão da diretoria é de quatro anos, sendo permitida mais de uma reeleição consecutiva.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Três dos atuais comunicadores da Rádio Comunitária Rio Taquara FM: Marcelo Soares, Eroilson Pires e Tony Santos

O Conselho Fiscal, eleito junto com a diretoria executiva, presidido pelo senhor Francisco Antonio Vieira de Oliveira (Pastor Oliveira), tem quatro Suplentes (Nilton Neres Bezerra, Antonio Francisco Gomes, Carlos Francisco de Oliveira e Marilda de Sousa), um Secretário (Paulo Henrique Santos Nogueira) e um Relator (Salomão Damasceno Nogueira Neto).

Além disso, e, evidenciando o caráter plural da ACRA, ficou instituído no dia 19 de dezembro de 2011 a instalação do Conselho de Entidades Comunitárias, órgão auxiliar de fundamental importância para o funcionamento da Rádio Comunitária Rio Taquara FM.

A última reunião do Conselho aconteceu em 04 de janeiro de 2014 e contou com a presença dos conselheiros Adão Vieira Ramos, Inácia Luíza Nogueira, José Alves da Silva, Lúcia Maria Nunes Lopes, Moisés Pereira Leite, Paulo Lustosa Nogueira e Rosimaura Alves de Sousa, bem como dos diretores executivos Kilson Brito Nogueira e Reginaldo Negreiros.


2(Imagem:1)Cópia da primeira licença para funcionamento da Rádio Comunitária Rio Taquara FM, emitida pela Anatel, em 21/03/2002

Um longo caminho
– Embora a Associação tenha sido fundada 22 de novembro de 1997, somente no dia 20 de agosto de 1998 é que conseguimos dar entrada na “solicitação de demonstração de interesse para o Serviço de Radiodifusão Comunitária", na Delegacia Regional do Ministério das Comunicações no Estado do Piauí, em Teresina.

A licença para funcionamento da estação saiu mais de 4 anos depois, em 21 de março de 2002, emitida pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), após o Projeto de Decreto Legislativo ser aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado. A validade da outorga era até 03 de dezembro de 2004, com renovação automática.

Ao completar 16 anos de existência, a Rádio Comunitária Rio Taquara FM, de Santa Filomena, uma das 92 emissoras licenciadas no Piauí, de um total de 4.556 em todo o Brasil, solicitou a renovação de nova outorga junto à ANATEL e aguarda a autorização para funcionar por mais 10 anos, quando passará por novo processo de renovação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário