segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Feriado municipal marca os 149 anos de fundação de Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Praça Barão de Paraim e Igreja Matriz de Santa Filomena, cartão-postal da cidade fundada por José Lustosa da Cunha

Apesar de ainda não haver nenhuma comemoração oficial na cidade, o dia 25 de Agosto é um dos 03 (três) feriados municipais, conforme determina a Lei Orgânica. O município de Santa Filomena, posicionado no Alto Parnaíba Piauiense, foi criado sob a denominação atual pela Resolução Provincial nº 586, de 25 de agosto de 1865, assinada pelo governador da Província, Franklin Américo de Meneses Dória (1864-1866).

A cidade fundada por José Lustosa da Cunha, mais tarde “Barão de Santa Filomena”, e que tende a crescer impulsionada pela força do agronegócio, completa hoje 149 anos de história.

Embora já seja considerada uma das 23 maiores economias do Piauí, e estar passando por um processo continuado de urbanização, promovendo o afastamento das características rurais, Santa Filomena ainda conserva o ar interiorano, fato que conquista os visitantes.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)Avenida Barão de Santa Filomena, em homenagem ao fundador da cidade, o Tenente Coronel José Lustosa da Cunha

Santa Filomena figura nos anais da História-Pátria por sua participação na sangrenta Guerra do Paraguai, o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul, travado entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por Brasil, Argentina e Uruguai. Iniciada com a invasão da província brasileira de Mato Grosso pelo exército do Paraguai, sob ordens do presidente Francisco Solano López, a guerra estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.

Imagem: Reprodução2(Imagem:Reprodução)Esta é Santa Filomena vista do alto, por satélite, mostrando a cidade fundada por José Lustosa da Cunha, há 149 anos

A esse respeito, diz Pereira da Costa, em sua Cronologia Histórica do Estado do Piauí:

"1865 - Agosto 10 - embarca em Teresina o 2º Corpo de Voluntários da Pátria", sob o comando do Tenente Coronel José Lustosa da Cunha, com destino a campanha do Paraguai.

O corpo seguiu para Parnaíba, de onde partiu para o Maranhão e embarcando ali no Vapor Tocantins, desembarcou no Rio de Janeiro em 9 de setembro. Nesse Corpo seguiu como 2º Sargento a heroína e distinta Jovita Alves Feitosa, impedida pelo Ministro da Guerra, de seguir para os campos de batalha, frustrando-lhes os seus sonhos.

Em sua rota para o sul tocou o 'Tocantins' no Porto de Recife em 01 de setembro; e noticiando o "Diário de Pernambuco" do dia seguinte a passagem do corpo de voluntários piauienses, disse o seguinte:

"... este Corpo comandado pelo distinto senhor Coronel José Lustosa da Cunha, foi organizado pelo mesmo na Vila de Santa Filomena, que demora cerca de 200 léguas distante do litoral e umas 100 da capital da Província".

"... sem embargo de ser uma Vila de recente fundação, e por conseguinte ainda pouco populosa, contribuiu essa localidade para o desforço da Pátria ultrajada com 234 voluntários, que aí seguem reunidos a outros até a comarca de Parnaguá, em número de 404, que foram o efetivo deste brilhoso corpo composto em seu todo de uma mocidade válida e de porte Marcial".


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)Rua Presidente Getúlio Vargas, princiapal via de Santa Filomena, ligando a Avenida Barão de Santa Filomena à BR-235
 
Segundo a tradição local, o nome do município foi dado pelo fundador, Coronel José Lustosa da Cunha, mais tarde agraciado com o título nobiliárquico de Barão de Santa Filomena, que teria adquirido na Bahia uma imagem de Santa Filomena para a ser padroeira do lugar e, em homenagem à Santa, pôs o nome de Filomena (Filomena Lustosa da Cunha) em sua filha.

Já o município foi criado com a denominação atual pela Resolução Provincial nº 586, de 25 de agosto de 1865, assinada pelo então governador da Província do Piauhy, Franklin Américo de Meneses Dória, primeiro e único Barão de Loreto, advogado, político, orador, magistrado e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)Após 149 anos de fundação, Santa Filomena passa por processo de urbanização, afastando as características rurais

A ação governamental teria sido uma espécie de prêmio ao embarque em Teresina do 2º Corpo de Voluntários da Pátria, comandado pelo Ten. Cel. José Lustosa da Cunha.

Parabéns, SANTA FILOMENA, por mais um aniversário! O GP1/Blog do José Bonifácio parabeniza todos os filomenenses. Gente que, com seu trabalho diário, constrói a cidade.

Muitos aqui nasceram, outros aqui chegaram, e constituíram família. Por isso, não medem esforços quando se fala em solidariedade, em busca do bem-estar comum. Orgulhosamente nos inserimos no rol daqueles que saúdam a cidade pelos seus 149 anos de fundação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário