quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Cavalgada pelas ruas abre a 7ª Grande Noite do Vaqueiro de Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Segundo o professor Saulo Nogueira, 221 cavaleiros e amazonas participaram da Sétima Cavalgada de Santa Filomena

A 7ª Grande Noite do Vaqueiro de Santa Filomena, nos cerrados do Piauí, será realizada na noite desta quinta-feira (14), dentro da programação da Festa da Padroeira, Santa Filomena.

Pela manhã, aconteceu a tradicional cavalgada, pelas principais ruas e avenidas da cidade.

A marcha dos cavaleiros marcou o início da participação de vaqueiros e pecuaristas nos festejos em homenagem a Santa Filomena, a 905 km de Teresina. Além da montaria, os preparativos prosseguiram com café da manhã, no Espaço Cultural (Barraca da Igreja).

Já se tornou costume os vaqueiros e simpatizantes saírem às ruas de Santa Filomena, todos os anos, nas primeiras horas do dia 14 de Agosto (penúltimo dia do Festejo da Padroeira).


Imagem: Tony Santos2(Imagem:José Bonifácio/GP1)
3(Imagem:Tony Santos)
2(Imagem:1)
3(Imagem:2)Vaqueiros 'Jesuíno de Boa' e 'Dilson de Mundicão' estavam entre as duas centenas de cavaleiros da grande Cavalgada

O ato, que enaltece a atividade pecuária, parece ter caído no gosto popular e criado raízes na cultura local. Por essa motivação, está inserido no calendário de eventos de Santa Filomena.

Idealizada e organizada pelo magistrado Aderson Antonio Brito Nogueira, 221 cavaleiros de Santa Filomena e da vizinha cidade de Alto Parnaíba (MA) compareceram para prestigiar a Cavalgada 2014, que iniciou no Bairro Novo Horizonte e terminou na Praça Barão de Paraim.

Na Praça da Matriz, a vaqueirama recebeu as bênçãos de Deus e de Santa Filomena, por meio do Padre Izaias Pereira, em frente à Igreja Matriz de Santa Filomena, como parte dos preparativos para a 7ª Grande Noite do Vaqueiro, nesta quinta-feira, depois da Santa Missa.


Imagem: Tony Santos3(Imagem:Tony Santos)

2(Imagem:José Bonifácio/GP1)Por volta da 9 horas, os vaqueiros se encontraram no Espaço Cultural da Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz) ...

Grande Leilão de Bovinos
– Na verdade, a comunidade católica do município de Santa Filomena está em festa, comemorando o 158º festejo de Santa Filomena, sua padroeira.

A programação religiosa da festividade foi aberta oficialmente às 5h00 da manhã do dia 06 de Agosto, com a tradicional Alvorada. As missas acontecem na Igreja Matriz de Santa Filomena, sempre a partir das 19h30, com transmissão direta pela Rádio Comunitária Rio Taquara FM.


Imagem: José Bonifácio/GP13(Imagem:José Bonifácio/GP1)
5(Imagem:4)
6(Imagem:5)
7(Imagem:6)... para receberem as bênçãos de Deus e de Santa Filomena, por meio do Padre Izaias Pereira, em frente à Igreja Matriz

Os pontos altos das comemorações acontecem hoje, quinta (14), com o grande leilão de aproximadamente 30 bovinos, e amanhã, sexta (15), com a realização do super-bingo de 2 motos, sendo uma Honda Fan 150 e uma Honda Biz 100, avaliadas em quase R$ 12 mil.

O baile de encerramento das festividades de Santa Filomena será com a Banda Real Som, de Remanso (BA), que está na estrada há mais de 30 anos. Promovido pela Prefeitura de Santa Filomena, sob a administração de Esdras Avelino Filho, o show acontecerá na Praça Barão de Paraim, em seguida à celebração da Missa e à realização do Bingo de 2 motos "0 quilômetro". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário