quinta-feira, 10 de julho de 2014

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio é o cartão-postal de Pio IX

Imagem: José Bonifácio/GP1Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, fundada em 1871, pelo Padre Ibiapina(Imagem:José Bonifácio/GP1)Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, fundada em 1871, pelo Pe. IBIAPINA, chamado de "Apóstolo do Nordeste"

As igrejas católicas representam um marco na historia de cada cidade onde, geralmente, o principal cartão postal sempre é a Igreja Católica. E as cidades piauienses têm belas Igrejas com padrões arquitetônicos dos mais variados. Um bom exemplo é a Catedral de Nossa Senhora da Vitória da cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí.

Altares complexos e dourados, imagens de todos os santos (uma mais detalhada do que a outra), pinturas que parecem reais. É comum durante passeios turísticos pelos destinos nacionais que passemos por igrejas de diferentes tamanhos, estilos e idades.


Imagem: ReproduçãoCARTÃO POSTAL:(Imagem:Reprodução)CARTÃO POSTAL: Além do seu padrão arquitetônico moderno, a Igreja Católica de Pio IX representa um marco histórico

O Brasil ainda é um país predominantemente católico – 64,6% dos brasileiros, de acordo com o Censo 2010 – e, por isso, sempre nos deparamos com essas construções históricas.

Em Pio IX, cidade fundada há 214 anos, a Igreja Católica também significa um marco histórico.

Com informações da Paróquia de Pio IX, conheça o histórico da cidade e da Igreja Matriz:


Imagem: ReproduçãoInterior da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio,(Imagem:Reprodução)Interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, com imagem da padroeira esculpida em madeira de Umburana

ORÍGEM DA CIDADE
- Pio IX foi fundado por famílias piauienses e cearenses no ano de 1800. Na época de sua fundação, a área que hoje compreende a cidade de Pio IX, chamava-se “Umbuzeiro”, às margens do Rio Condado, ponto inicial para o povoamento.

Em 1871, Umbuzeiro passou a denominar-se “Pio IX”, em homenagem ao Papa que pontificava na época. O Município foi criado em 08 de agosto de 1888 com o nome de “Patrocínio”, em substituição à denominação Pio IX. Em 1942, em virtude do decreto do Governo do Brasil que proibia em todo o territorio nacional a existência de localidades com nomes semelhantes, a cidade voltou a ter a denominação anterior de “Pio IX”.


Imagem: ReproduçãoAntiga Igreja Matriz(Imagem:Reprodução)Antiga Igreja Católica de Pio IX, construída em 1871, cuja Paróquia foi criada em 30/07/1888, por D. Cândido Alvarenga

CONSTRUÇÃO DA IGREJA MATRIZ E CRIAÇÃO DA PARÓQUIA
- Em 1871, o Padre José Antonio Pereira Ibiapina, natural de Sobral (CE) e conhecido como o “Apóstolo do Nordeste”, construiu a igreja de Pio IX, tendo como Padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio.

A imagem foi esculpida em madeira de umburana, retirada da Fazenda “Soledade”, pelo piononense Manoel do Monte Furtado. O Padre Ibiapina foi, sem dúvida, o maior missionário que o povo nordestino já viu. Com uma equipe própria de pedreiros e carpinteiros construiu em Pio IX, além da Igreja Matriz, a Capela São Miguel e o Cemitério.

A Paróquia foi criada dia 30 de Julho de 1888, por Dom Antônio Cândido de Alvarenga, Bispo de São Luís do Maranhão, em visita à Paróquia de Jaicós, da qual Pio IX fazia parte.


Imagem: Reprodução2(Imagem:Reprodução)Arquitetura atual da Igreja Matriz de Pio IX, que foi totalmente reformada em 1971, pelo ex-Padre João Moraes Sobrinho

REFORMA DA IGREJA
- Em 1971, cem anos depois, a Igreja construída pelo Padre Ibiapina foi totalmente reformada pelo Pe. João Moraes Sobrinho, com a colaboração financeira de Francisco Ferraz da Silva. Desde a sua criação, muitos padres passaram pela Paróquia.

Mas o primeiro Padre a residir em Pio IX (como Pároco) foi o Pe. Cícero Santos, natural de Picos (PI), onde permaneceu por um período de cinco anos (1923 a 1928).

Feliciano dos Santos Dias é o atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio. Natural de Paquetá do Piauí e nascido no dia 10 de março de 1979, o Padre Feliciano foi ordenado em 28 de junho de 2009. E tomou posse na Paróquia no dia 13 de fevereiro de 2010.


Fonte: Paróquia de Pio IX

Nenhum comentário:

Postar um comentário