quarta-feira, 30 de abril de 2014

Morre José de Freitas Neto (Zé Paraíba), ex-prefeito de Alto Parnaíba

Imagem: Carlos BiahJosé de Freitas Neto, o José de Freitas Neto, o Zé Paraíba, já em estado terminal e bastante debilitado, recebendo visita de alguns bons amigos

Na madrugada desta quarta-feira, 30 de abril, véspera do Dia do Trabalhador, morreu na cidade de Araguaina (TO), aos 78 anos, o paraibano de Sousa, José de Freitas Neto.

“Zé Chofé”, como era conhecido desde que chegou à cidade de Alto Parnaíba, no extremo-sul do Maranhão, ao final da década de 1960, foi motorista de caminhão e recebeu apoio nas terras maranhenses dos ex-prefeitos Corintho Rocha e José Soares.

Mas tarde popularizado com o cognome “Zé Paraíba”, ajudou na criação dos bairros São José, Santo Antonio e Santa Cruz, em Alto Parnaíba, onde conseguiu grande amizade.

No inicio da década de 1980, Zé Paraíba foi agricultor no cerrado alto-parnaibano e boa parte da sua produção, na época de arroz, era distribuída para as famílias carentes de Alto Parnaíba, o que lhe rendeu o titulo de “Pai da Pobreza”. Nesses anos, a população da cidade passava por uma transição e sofria com o êxodo da zona rural para a urbana, o trabalho era escasso e a base de alimentação de muita gente eram mangas colhidas na “Pontinha”.

Imagem: Carlos BiahCorpo de(Imagem:Carlos Biah)Corpo de Zé Paraíba chega em Alto Parnaíba, vindo de Araguaina, e é recebido por diversos populares e autoridades

Anos depois Zé Paraíba entra na política, se elegendo prefeito em 1989, tendo como vice o atual prefeito Itamar Vieira, contando com o apoio de quase todas as forças políticas de Alto Parnaíba, de sertanejos de todas as regiões do município, de lideranças comunitárias, de setores ligados à Igreja Católica, de vários ex-prefeitos, como Renan Soares, Corintho Rocha, Raimundo Almeida e Gonzaga Lopes, que faziam parte de seu palanque, ajudando a derrotar seu opositor José Ribamar Nogueira, agricultor e vice-prefeito do então prefeito Antonio Rocha Filho, de quem recebera apoio. A eleição foi fácil, obtendo uma vantagem expressiva de votos.

Findando seu mandato e, como na época não havia reeleição, Zé Paraíba resolve apoiar a candidatura do agricultor mato-grossense Adalto Gomes da Silva, que venceu a médica Raimunda de Barros Costa, o dentista Ernani Soares e a líder comunitária Maria Filomena.


Imagem: Smith RosaSepultamento de Zé Paraíba(Imagem:Smith Rosa)O sepultamento de Zé Paraíba será na manhã desta quinta-feira, 1º de maio, após cerimônia na Câmara de Vereadores

Depois da gestão de Adalto Gomes, Zé Paraíba se elege novamente prefeito de Alto Parnaíba, para seu segundo e último mandato, tendo como vice o dentista Ernani Soares.

Posteriormente, Zé Paraíba foi derrotado por duas vezes em eleições majoritárias.

Já acamando e com uma das pernas amputada, a Câmara de Vereadores de Alto Parnaíba resolveu, finalmente, lhe conceder o titulo de 'Cidadão Alto-parnaibano'.

Zé Paraíba estava residindo no Bairro S. José, na companhia de Izoneth Mascarenhas Gama.

O corpo de Zé Paraíba está sendo velado em sua residência, à rua Pref. Antonio Rocha Filho.
E o sepultamento do "Pai da Pobreza" ocorrerá no Cemitério de Alto Parnaíba, na manhã desta quinta-feira, 1º de maio, após cerimônia na Câmara Municipal de Alto Parnaíba.


Fonte: Blog do Carlos Biah


Nenhum comentário:

Postar um comentário