sábado, 29 de junho de 2013

Prefeitura de Santa Filomena realiza II Conferência Municipal de Educação

Imagem: José Bonifácio/GP1Conferência Municipal de Educação(Imagem:José Bonifácio/GP1) Conferência Municipal de Educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades e as atribuições entre os entes

Com objetivo de propor políticas nacional, estadual e municipal de educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino, a Prefeitura de Santa Filomena, via Secretaria de Educação, realizou na manhã deste sábado (29), a II Conferência Municipal de Educação.

O evento aconteceu na Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz. Profissionais da educação, representantes de instituições, secretários municipais e vereadores participaram do evento, que visa analisar e discutir o Plano Nacional da Educação e seus sete eixos temáticos.


Imagem: José Bonifácio/GP1Antes dos debates, (Imagem:José Bonifácio/GP1)
Antes dos debates, ali se apresentaram alunos da Escola Municipal Primavera, com a peça "Emília no País da Gramática"

Inicialmente houve a execução do Hino do Piauí. Em seguida, se apresentaram alunos da Escola Municipal Primavera, encenado a peça “Emília no País da Gramática”.

A reunião, presidida pelo secretário Pedro Eimard Maia de Sousa (Educação), teve como conferencista a professora Elmira Dias, do Instituto Machado de Assis (Teresina), mestranda em Políticas Públicas e especialista em Psicopedagogia e em Docência do Ensino Superior.

As discussões e proposições dos trabalhos da II Conferência de Educação do município de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, foi trabalhada em sete eixos:


Imagem: José Bonifácio/GP1A II Conferência Municipal de Educação(Imagem:José Bonifácio/GP1)
As discussões e proposições dos trabalhos da II Conferência de Educação forma organizadas pelo secretário Pedro Maia

Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

No final dos trabalhos, foram escolhidos os delegados Elizane Lopes (Pastoral da Criança), Gilberto Lustosa de Matos (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), Pedro Eimard Maia de Sousa (Secretaria de Educação), José Bonifácio Bezerra (Câmara de Vereadores) e Manoel Rosendo Lopes Pereira (Conselho Tutelar), que irão representar o município de Santa Filomena na Conferencia Intermunicipal de Educação, que será promovida pela 15ª GRE - Gerência Regional de Educação, na cidade de Corrente, nos dias 12 e 13 de julho.


Imagem: José Bonifácio/GP1O evento teve como conferencista a professora(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Teve como conferencista a Sra. Elmira Dias, mestranda em Políticas Públicas eespecialista em Psicopedagogia

Por que realizar a Conferência? Para garantir um espaço democrático onde a sociedade possa expressar sua opinião e construir coletivamente os rumos para a Educação Municipal.

A Conferência incentiva e fortalece o debate sobre as necessidades educacionais do nosso povo, analisa os desafios e oferece subsídios ao processo de formulação e implementação das políticas públicas, contribuindo com as ações do Poder Público Municipal para garantir que a educação como direito de todos aconteça de forma articulada, participativa e com a cooperação de toda sociedade.


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Escritório regional da Adapi sai de Gilbués e volta para Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP1Local onde já funciona(Imagem:José Bonifácio/GP1) Prédio do Emater, onde já funciona a unidade local da Adapi,  e que voltará a ser escritório regional, a partir de 01/07/2013

A ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí) vai fechar o escritório regional de Gilbués e reabrir o de Santa Filomena, fechado em setembro de 2009, depois de muita polêmcia.

A excelente informação nos foi passada pelo médico-veterinário e fiscal agropecuário Antonio Siqueira, que assumirá a coordenação da USAV (Unidade de Saúde Animal e Vegetal) Santa Filomena, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de julho.

A nova regional da Agência de Defesa Agropecuária, sediada na cidade de Santa Filomena, terá ainda os municípios de Gilbués e Monte Alegre sob sua jurisdição

“O Zé Antonio tava com problemas em como viabilizar o retorno da USAV para Santa Filomena, daí contamos com o apoio do deputado estadual Fernando Monteiro. Inclusive, a Adapi já está realizando a licitação para a aquisição de novas viaturas, e seremos contemplados com uma caminhonete”, conta Antonio Siqueira Jr.


Imagem: DivulgaçãoAntonio Siqueira:(Imagem:Divulgação)
Antonio Siqueira Jr.: "Estou feliz também porque o reconhecimento veio, e terei o imenso prazer de atuar no meu município"

RECONHECIMENTO – Ao receber a confirmação, Antonio Siqueira postou na rede social Facebook o seguinte comentário: “Fui convidado pelo diretor geral da ADAPI para atuar como Médico Veterinário e coordenador da regional de Santa Filomena (USAV) que será reaberta, após alguns anos de seu fechamento. Além disso, terei sob a minha jurisdição os municípios de Gilbués e Monte Alegre. Estou contente em saber que o convite foi de cunho profissional, e partiu da própria direção do órgão, visto que há 6 anos venho me dedicando à ADAPI como Técnico em Agropecuária (efetivo)”.

E completou sua observação, dizendo: “Estou feliz também porque o reconhecimento veio, e terei o imenso prazer de atuar no meu querido município. Parabéns também a todos do meio rural, pois a partir de 1 de julho teremos nossa USAV de volta”.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Autoridades cobram o reinício do Luz para Todos em Santa Filomena

Imagem: ReproduçãoO Luz(Imagem:Reprodução)O programa Luz para Todos ainda não chegou de verdade em Santa Filomena, a 22ª maior economia do estado do Piauí
 

No último dia 13 (quinta-feira) foi protocolado na sede da Eletrobrás Distribuição Piauí, localizada à Av. Maranhão nº 759 - Centro/Sul - Teresina (PI), o Ofício nº 05/2013, de 31 de maio de 2013, encaminhado ao senhor Marcos Madureira, presidente da referida empresa.

Assinado pelo prefeito Esdras Avelino Filho (PTB) e pelo vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz (PSB), assim como pelos vereadores Cristóvão Dias Soares (PSB), José Bonifácio Bezerra (PCdoB), Raimundo Antonio de Queiroz (PTB), Alberto Augusto do Amaral Rocha (PTB), José Luiz Alves Pereira (PTB), Reginaldo Pires de Carvalho (PP), Renato Vieira Miranda (PTB), Antonio Santos de Sousa Silva (PV) e José Damasceno N. Filho (PSD).

O documento solicita a continuidade do PLP (Programa Luz para Todos) no município de Santa Filomena, parado desde julho de 2012. Até o momento, apenas a comunidade Sete Lagoas, distante 6 quilômetros da linha de distribuição Gilbués/Santa Filomena se acha beneficiada. Lamentavelmente, o Luz para Todos não chegou de fato a Santa Filomena.

Conforme a ilustração acima, para muitos brasileiros que moram no interior desse imenso país - principalmente no município de Santa Filomena, a 22ª maior economia do Piauí e a 5ª maior grandeza territorial do Estado -, a única luz que existe ainda é a lamparina de querosene
.


2(Imagem:1)
2(Imagem:1)

Da mesma forma, os onze políticos detentores de mandatos eletivos (prefeito, vice e vereadores) solicitaram a abertura de uma agência de atendimento presencial na cidade de Santa Filomena, funcionando 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira, conforme orienta o artigo 177 da Resolução 144 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Será um grande passo para a distribuidora, pois além desse ser o resultado que a Eletrobrás certamente almeja, o órgão fiscalizador exige e os seus clientes merecem.

A Eletrobrás até anunciou a instalação do Posto Avançado na cidade. Entretanto, por motivos alheios ao nosso conhecimento, esse escritório não mais seria montado, embora a empresa tenha autorizado o proprietário de um prédio comercial a reformá-lo para tal finalidade.

A agência a ser instalada (e vai ser, pois estaremos exigindo o cumprimento da Lei) deverá contar com a possibilidade de suporte para toda e qualquer solicitação comercial, como: 2ª (segunda) via da fatura, solicitações de novas ligações, de aferição de medidor, de transferência de titularidade, além de parcelamento de débitos e outras questões.

Já no atendimento técnico será possível registrar na agencia: queixas sobre variação de tensão, transformadores queimados, postes com defeitos, entre outros serviços.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vigilância Sanitária interdita Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP1Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena(Imagem:José Bonifácio/GP1) Com pouca condição de funcionamento, Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena é interditada pela Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária interditou no último final de semana a Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena, pertencente ao Governo do Estado do Piauí. A direção entendeu que a mesma não mais oferece nenhuma condição de funcionamento e fechou, agindo, assim, de forma sensata.

Com o portão fechado e sem nenhum funcionário trabalhando, quem chega lá vê um cartaz afixado, que diz: “Hospital fechado, sem condições de trabalho!!!? Agradece a direção”.


Imagem: José Bonifácio/GP1No portão está o seguinte aviso:
No portão do Posto de Saúde está o seguinte aviso: "Hospital fechado, sem condições de trabalho!!!? Agradece a direção"

Construída em 1980, na terceira e última gestão do prefeito Antonio Luiz Avelino (1979/1982), aquela unidade hospitalar não atende mais à demanda da cidade. Além disso, a estrutura física está comprometida, com rachaduras e infiltrações, tanto internas quanto externas.

Em função desse conjunto de problemas, o último relatório de inspeção sanitária, emitido em 04/06/2013, concluiu que o estabelecimento não se acha em condições de atendimento ao Público, oferecendo sérios riscos aos pacientes e aos próprios funcionários.


Imagem: Haroldo RochaCom rachaduras(Imagem:Haroldo Rocha)
Rachaduras denunciam o perigo de desabamento, oferecendo sérios riscos aos pacientes e até aos próprios funcionários Olha a situação em que se encontra a Sala de Cirurgias da Unidade Mista(Imagem:Haroldo Rocha)Olha a situação em que se acha a Sala de Cirurgias da Unidade Mista de Santa Filomena, com rachaduras e infiltrações

“Encontramos paredes com rachaduras, infiltrações e bolores em todos os cômodos, portanto sem o mínimo de segurança. Também há rachaduras e buracos no piso, por sinal, em toda a área onde é diariamente realizada a limpeza”, diz o relatório, assinado pelos agentes da vigilância sanitária Elizomar Lopes de Sousa e Haroldo Herley Formiga Rocha.

O documento alerta ainda que “na cozinha também existe infiltração, assim como na Sala de Cirurgia, principalmente na laje. Aliás, em todas as paredes há vazamentos na tubulação de água”. Igualmente, “os utensílios (geladeira, freezer, estufa, fogão) estão enferrujados e sem condições de uso”. E mais: “As fossas se encontram entupidas e com mau cheiro, podendo contaminar o solo com as infiltrações e abalar as estruturas próximas”.


Imagem: Haroldo RochaAté os utensílios são antigos(Imagem:Haroldo Rocha)
Até os utensílios - fogão, geladeira, freezer - da Unidade Mista são antigos e enferrujados, sem qualquer condição de uso

REMÉDIO PALIATIVO
– O secretário estadual de Saúde, médico Ernani de Paiva Maia, tomou conhecimento dos fatos e acaba de informar (via telefone) que as providências já estão sendo tomadas. “Nossa equipe já está providenciando a reforma da Unidade Mista”, disse.

Mas essa reforma será de eficácia momentânea, haja vista que o governo estadual pretende iniciar em breve – graças ao esforço do próprio Ernani Maia – a construção de um hospital com 50 leitos em Santa Filomena, conforme o Portal GP1/Blog do José Bonifácio noticiou.

Greve geral no Dnit em todo o Brasil poderá afetar obras do PAC no Piauí

Imagem: ReproduçãoGreve(Imagem:Reprodução) Servidores do DNITI anunciam que entrarão em greve a partir de amanhã, terça-feira (25/06), e por tempo indeterminado

Depois de uma explosão de greves no ano passado, os servidores públicos federais se preparam para pressionar novamente o governo em busca de reestruturações de carreira e reajustes salariais. Embora em número bem menor que os 250 mil trabalhadores que cruzaram os braços em 2012, sindicatos que não fecharam acordo com o Ministério do Planejamento querem negociar e prometem paralisar áreas estratégicas do país, caso não sejam atendidos.

O primeiro recado foi dado pelos servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), que aprovaram greve por tempo indeterminado a partir de amanhã, terça-feira (25). Querem que sua carreira seja equiparada à das agências reguladoras e não vão poupar nem projetos em execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

No Piauí, o Dnit vai parar também. Por meio do ofício nº 064/2013, de 19 de junho de 2013, assinado pelo seu presidente, Paulo de Oliveira Bezerra, o SINSEP-PI (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Piauí) encaminhou ao Superintendente Regional do órgão, Sebastião Ribeiro, o comunicado de greve.

Assim diz o comunicado de paralisação: “É objetivo do presente ofício comunicar a esta Administração que em assembleia realizada na sede do órgão em Teresina, às 10:00h do dia 05 de junho de 2013 (ata e lista de presença em anexo), com a convocação e participação dos servidores do DNIT no Piauí, foi deliberada e aprovada a paralisação GREVISTA POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DO DIA 25 DE JUNHO DE 2013, tendo em vista as justas reivindicações abaixo descritas”.

A pauta de reivindicações dos servidores públicos federais do DNIT/PI, devidamente aprovada e encaminhada anteriormente à Administração Pública contém, em síntese, os seguintes itens:

Reestruturação da Tabela Remuneratória, da Estrutura Administrativa e da Gestão do órgão; Retomada das discussões sobre a devolução dos recursos que foram descontados por ocasião da greve em 2008; e Implantação da GQ (Gratificação de Qualificação).

O comunicado sugere, inclusive, que o superintendente do DNIT/PI adote as medidas cabíveis para cientificar as empresas e fornecedores passíveis de serem atingidos pela paralisação.

Também requer que seja respeitado e garantido o estado de direito, a fim de que não sejam tomadas quaisquer atitudes/decisões repressivas ou coercitivas em face dos servidores que aderirem à paralisação, por se tratar de mais lídima medida de justiça.


Imagem: ReproduçãoAntonio Augusto:(Imagem:Reprodução)
Antonio Augusto: "Imagine se os servidores resolvem fazer o enfrentamento como o realizado nessas manifestações!"

CAMINHO É O DIÁLOGO
- O secretário-geral da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), Josemilton Costa, diz que há 20 mil servidores não atendidos. “O governo finge que recebe a gente, mas não encaminha as propostas. Por isso, os servidores do Dnit vão entrar em greve. Se não houver acordo, vamos incentivar outras categorias (a paralisar)”, disse o lider sindical.

Para Antônio Augusto de Queiroz, reputado analista político e diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o caminho para o governo é o diálogo. “Imagine se os servidores resolvem fazer um enfrentamento como o realizado com essas manifestações (que estão ocorrendo no país)”, alertou.

A paralisação no DNIT/PI poderá afetar obras do PAC no Piauí, principalmente as que estão em execução no sul do Estado, como a BR-235 (trecho Gilbués/Santa Filomena). Antes que isso venha a ocorrer, torcemos para que o Ministério do Planejamento aceite a realização de um processo negocial efetivo, possibilitando a resolução da pauta de reivindicações desses servidores, que visa, sobretudo, a preservação e a melhoria dos serviços públicos no Brasil.

CÓPIA DO OFÍCIO Nº 064/2013/SINSEP-PI, ENVIADO AO SUPERINTENDENTE DO DNIT/PI:


2(Imagem:1)
2(Imagem:1)

2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
Fonte: O Globo/SINSEP-PI

sábado, 22 de junho de 2013

Município de Santa Filomena dá início ao Programa Atleta na Escola

Imagem: José Bonifácio/GP1Competição(Imagem:José Bonifácio/GP1) Alunos de escolas municipais de Santa Filomena participando da 1ª seletiva classificatória do Programa Atleta na Escola

A Prefeitura de Santa Filomena, município localizado no sudoeste do Piauí, em parceria com o Governo Federal, está implantando o programa Atleta na Escola. Inicialmente, o programa vai atender o desenvolvimento da modalidade de Atletismo.

De acordo com o secretário municipal de Educação, professor Pedro Eimard Maia de Sousa, o programa Atleta na Escola, do Governo Federal, tem como premissa básica a democratização do acesso ao esporte e o incentivo da prática esportiva nas escolas, bem como a identificação e a orientação dos talentos escolares.


Imagem: José Bonifácio/GP1A abertura oficial do Programa (Imagem:José Bonifácio/GP1)Abertura oficial do Programa Atleta na Escola, ontem à tarde, sexta-feira (21), ao lado da Praça Barão de Paraim                           Colegas acompanham(Imagem:José Bonifácio/GP1)Colegas assistem, na Pça. Barão de Paraim, a 1ª seleção de estudantes das escolas municipais de Santa Filomena

No final da tarde de ontem, sexta-feira (21) e início da manhã de hoje, sábado, dia 22, no entorno da Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz), foi realizada uma seletiva classificatória onde alunos com idade de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos competiram no gênero corrida de velocidade nas modalidades 75 metros, 100 metros, 1000 metros e 3.000 metros, além do salto em distância, com dois representantes de cada escola.

Da zona urbana, estiveram presentes na primeira seleção de estudantes das escolas municipais Primavera e Tia Edinha. Da zona rural, compareceram as escolas Brejo das Meninas, Padre João (Povoado Matas), Santa Fé e Sete Lagoas.


Imagem: José Bonifácio/GP1Alunos das escolas municipais(Imagem:José Bonifácio/GP1)Alunos das escolas de Santa Filomena em corrida de velocidade, ao lado da Pça. da Matriz, na modalidade 75 metros

Os alunos classificados participarão de um evento em nível regional. No caso de Santa Filomena, a participação será na cidade de Corrente, em data ainda não definida.

O programa federal Atleta na Escola tem como meta a participação de 5 milhões de estudantes das 20 mil escolas públicas iniciando com o atletismo na corrida de velocidade e resistência, e salto em distância. Depois serão incorporadas novas modalidades esportivas.


Imagem: José Bonifácio/GP1Alunas também(Imagem:José Bonifácio/GP1)Alunas de 12 a 14 anos também participam da 1ª seletiva classificatória do programa Atleta na Escola em Santa Filomena

Outro objetivo do programa é em servir de base para o plano Brasil Medalhas, investimento de R$ 1 bilhão em ações para que o país fique entre os dez melhores colocados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

COMO FUNCIONA - Para alcançar os objetivos, o programa é composto por duas ações: os Jogos Escolares, competições que identificarão talentos na modalidade de atletismo; e o NEE (Núcleo de Esporte Escolar), o acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.

Os jogos escolares serão divididos em quatro etapas. A primeira está sendo realizada com todas as escolas que demonstraram interesse em participar do programa, desde que precedida pela adesão da Secretaria de Educação.

Imagem: José Bonifácio/GP1Pedro Maia: (Imagem:José Bonifácio/GP1)Maia: "O programa tem como premissa básica a democratização do acesso ao esporte e a pratica esportiva nas escolas"

A segunda, a fase municipal, será realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 mil habitantes, através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual. Cada município ou região classifica 36 alunos, totalizando 14,4 mil classificados.

A fase estadual, a terceira, será realizada pelo governo estadual ou distrital para alunos com idade entre 12 e 14 anos e, posteriormente, para os de 15 a 17 anos. Cada unidade da federação classifica 24 alunos, totalizando 648 classificados para a etapa nacional.

E por último, a fase nacional, realizada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em setembro, para estudantes de 12 a 14 anos, e em novembro de 2013, para alunos de 15 a 17 anos.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Crianças de Santa Filomena serão atendidas pelo Projeto Cidadão Mirim

Imagem: José Bonifácio/GP1Reunião(Imagem:José Bonifácio/GP1) Reunião para constituição da Comissão do Programa Cidadão Mirim em Santa Filomena, situada no sudoeste do Piauí

Tido como uma saída contra a violência e o uso de drogas, o programa Cidadão Mirim está sendo levado para 100 municípios do Piauí e deverá beneficiar, ainda este ano, cerca de 15 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oriundos de famílias carentes.

O trabalho do Cidadão Mirim é educativo, com ações preventivas e de atendimento psicossocial. Cada cidade contará com um pelotão de 100 alunos, comandado por um coordenador e quatro instrutores.

O coordenador estadual do programa Cidadão Mirim, que terá investimento inicial do Governo do Piauí de R$ 2,8 milhões, é o Major PM Edwaldo Viana Lima. Segundo ele, a meta é de que até 2014 o projeto atinja os 224 municípios, totalizando um investimento de R$ 7 milhões.


Imagem: José Bonifácio/GP1Representantes de instituições e da sociedade civil(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Representantes de instituições e da sociedade civil compareceram ao ato no Centro de Integração Social e Cultural

O programa, que já é desenvolvido em Teresina, será agora implantado na cidade de Santa Filomena, distante 925 km da capital. Inicialmente, 100 crianças e/ou adolescentes, com idade entre 7 e 16 anos, receberão aulas de reforço, com acompanhamento de uma pedagoga, aulas de xadrez, religião, além de atividades culturais e esportivas.

Serão trabalhadas, semanalmente, atividades socioeducativas com o objetivo de tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, oferecendo condições à escola e às famílias para evitar que eles entrem na criminalidade. É uma boa saída contra a violência e as droga.

A Comissão Municipal do Cidadão Mirim de Santa Filomena foi constituída na manhã desta sexta-feira (21), após encontro realizado no Centro de Integração Social e Cultural (CISEC), situado atrás da Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz). A reunião foi presidida por Altamiran Ribeiro, articulador da CPT Diocesana, em Bom Jesus (PI).


Imagem: José Bonifácio/GP1Altamiran Ribeiro, (Imagem:José Bonifácio/GP1)
Altamiran Ribeiro, articulador da Comissão Pastoral da Terra na Diocese de Bom Jesus, que coordenou os trabalhos

O padre Izaias Pereira da Silva foi aclamado como coordenador do programa. Também fazem parte da Comissão: o secretário de Educação, Pedro Maia (2º Coordenador), o vereador José Bonifácio (1º Secretário), a assistente social Jaqueline Moura (2ª Secretária), a servidora pública Cláudia Queiroz (1ª Tesoureira) e conselheiro tutelar Manoel Rosendo (2º Tesoureiro).

Já o Conselho Fiscal, composto por seis membros, ficou assim constituído: Tenente PM Mário, Suzana Nogueira, Nelci Mohr, Raimunda Bezerra da Silva e Marilene Dias Soares.

Posteriormente, a Comissão Municipal irá indicar 01 coordenador e 04 instrutores, que serão os responsáveis pelo funcionamento da Base Comunitária Mirim em Santa Filomena. Até o dia 8 de julho, toda a documentação, incluindo as Fichas de Matrículas das 100 (cem) crianças e/ou adolescentes, terá que ser encaminhada à Coordenadoria Cidadão Mirim/CCM, em Teresina.

O Gigante acordou! Manifestações chegam a Corrente, no sul do Piauí

Imagem: ReproduçãoCentro da cidade de Corrente, (Imagem:Reprodução)
Centro da cidade de Corrente, onde alunos do IFPI estão preparando e organizando manifestação para terça-feira, dia 25

As manifestações devem chegar também a Corrente, município localizado no extremo sul do Piauí, com 25.000 habitantes. Alunos do IFPI estão preparando e se organizando para sair em protesto pacífico pelas ruas de Corrente, cobrando melhorias nas ruas, principalmente nas que dão acesso ao Instituto Federal do Piaui/Campus de Corrente, no bairro Nova Corrente.

A manifestação de Corrente está prevista para o próximo dia 25 (terça-feira), segundo o convite publicado ontem, quinta-feira (20), na rede social Facebook, nos seguintes termos:

“Na próxima terça-feira, 25/06, é a vez de Corrente-PI, ir para as ruas, se manifestar tbm, pedindo melhores condições para nossa cidade… Pedindo melhores ruas, melhores escolas, melhores postos de saúde, em fim uma infraestrutura melhor para a nossa cidade, para o nosso povo! Vamos lá, povo Correntino, deixem de lado, o “partidarismo” que carregamos em nossos corações e vamos para as ruas, fazer uma manifestação linda, sem violência!”

“Então estamos marcando para sair a parte das 10:30 de terça feira da porta do campus do IFPI, destino a Prefeitura a onde iremos cobra asfalto para as ruas q da acesso ao campus do IFPI… E se caso não obtivemos respostas do Prefeito vamos as ruas de Corrente cobrar melhorias!!”, informou o estudante José Miranda, aluno do IFPI – Campus de Corrente.

Fonte: CORRENTE É NOTÍCIA

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Governo anuncia construção de hospital com 50 leitos em Santa Filomena

Imagem: Júnior RosalSecretário Ernani Maia(Imagem:José Bonifácio/GP1) Secretário Ernani Maia recebendo os ofícios de solicitação, assinados pelo prefeito, vice-prefeito e todos os vereadores

Outro sonho da maioria dos filomenenses está próximo de se tornar realidade. O Governo do Estado, por meio da SESAPI (Secretaria de Saúde do Piauí), irá construir o Hospital Regional de Santa Filomena, onde serão atendidos os casos de baixa, média e alta complexidade.

A excelente informação foi dada pelo ex-prefeito de Santa Filomena e atual secretário de estado da Saúde, Ernani de Paiva Maia, durante audiência com lideranças políticas de sua cidade natal. De acordo com o secretário, a nova unidade hospitalar objetiva atender à demanda crescente na região, haja vista que o sul do Piauí já apresenta crescimento populacional à base de 20% (vinte por cento) ao ano, de acordo com dados do IBGE.

Além do prefeito Esdras Avelino Filho (PTB) e do vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz (PSB), estiveram no gabinete do secretário Ernani Maia os vereadores Alberto Augusto do Amaral Rocha (PTB), Cristóvão Dias Soares (PSB), José Bonifácio Bezerra (PCdoB), Reginaldo Pires de Carvalho (PP) e Renato Vieira Miranda (PTB).

Imagem: José Bonifácio/GP1Inicialmente(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Inicialmente fizemos uma exposição de motivos, relatando a grave situação em que se encontra a Unidade Mista de Saúde

Também compareceram ao encontro os secretários municipais Gilberto Lustosa de Matos (Meio Ambiente) e Júnior Rosal (Finanças), que acompanharam as entregas dos ofícios de solicitação, protocolados não apenas na SESAPI, mas também nas secretarias de Educação, Segurança Pública e Transportes, assim como no Interpi, na Eletrobrás Piauí, no Dnit/PI, no comando da Polícia Militar e na superintendência regional do Banco do Brasil.

Segundo disse Ernani Maia, serão 50 leitos de internação, inclusive com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Estarão disponíveis 30% das vagas para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Regional de Santa Filomena terá um Pronto Atendimento, com duas salas de cirurgia e capacidade para atender milhares de pessoas por mês.


Imagem: Haroldo RochaDissemos ao secretário Ernani Maia(Imagem:Haroldo Herley)
Informamos ao secretário Ernani Maia que existe infiltrações e rachaduras por toda parte, inclusive na Sala de Cirurgias

O início das obras ainda não está previsto, mas deverá ocorrer logo no segundo semestre deste ano, com prazo em torno de 12 meses para a entrega. O projeto se acha em fase de elaboração. A construção do hospital irá gerar centenas de empregos diretos e indiretos.

O anúncio da construção ocorrerá em agosto próximo, quando o governador Wilson Martins visitará a cidade de Santa Filomena, por ocasião do festejo da padroeira Santa Filomena, e estará inaugurando oficialmente a Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz), reconstruída e ampliada em parceria com a Prefeitura, bem como anunciando o início de novas obras.

Entre as obras a serem anunciadas, deverão estar: a restauração do Matadouro Público de Santa Filomena; a reforma do “Cais de Baixo”, entre a casa das freiras e o antigo Forum de Justiça; a construção do Matadouro do Povoado Matas; e a instalação do Aterro Sanitário.

Imagem: José Bonifácio/GP1No final de audiência, o prefeito Esdras, o vice Adauton e o vereador Cristóvão comemoram a boa notícia(Imagem:José Bonifácio/GP1)

No final da audiência com Ernani Maia, o prefeito Esdras, o vice Adauton e o vereador Cristóvão comemoram a boa notícia

 
Aterro Sanitário - É um aprimoramento de uma das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de seus resíduos, que é o aterramento. Modernamente, se constitui numa obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano ao meio ambiente ou à saúde pública.

Essa técnica consiste basicamente na compactação dos resíduos no solo, na forma de camadas que são periodicamente cobertas com terra ou outro material inerte.


Cópia do Ofício nº 06/2013, de 04/06/2013, recebido em 10/06/2013 por Ernani Maia:

b(Imagem:j)
b(Imagem:j)

sábado, 8 de junho de 2013

Estrada Gilbués/Santa Filomena deve ser inaugurada em março de 2014

Imagem: José Bonifácio/GP1Estrada Gilbués/Santa Filomena, entre as fazendas Jatobá e Nova Fronteira(Imagem:José Bonifácio/GP1)Estrada Gilbués/Santa Filomena, entre as fazendas Jatobá e Nova Fronteira, descendo em direção ao Povoado Matas

O governador Wilson Martins visitou, no início da tarde da última sexta-feira (7), as obras de pavimentação da BR-235/PI (trecho Gilbués/Santa Filomena), à altura do km 70, na Serra das Guaribas, município de Santa Filomena, distante cerca de 900 quilômetros de Teresina.

Na obra, o Governo Federal está investindo mais de R$ 102 milhões. Dos 130 quilômetros projetados para a rodovia, 67 já estão asfaltados. Os serviços de terraplenagem já alcançam outros 14 quilômetros, estando a 10 km do Povoado Matas. A meta do governador é inaugurar a nova rodovia ainda no primeiro semestre de 2014, provavelmente no dia 21 de março.


Imagem: José Bonifácio/GP1Martins: Martins: "Essa estrada liga dois pontos importantes dos cerrados do Piauí. Estamos realizando um sonho de 100 anos"
Imagem: José Bonifácio/GP1Empolgado com a dimensão que representa a estrada Gilbués/Santa Filomena(Imagem:José Bonifácio/GP1)Empolgado com o avanço dos trabalhos na estrada Gilbués/Santa Filomena, Wilson Martins até "operou" uma máquina

"Essa estrada liga dois pontos importantes dos cerrados piauienses e com a sua construção estamos realizando um sonho secular de toda a região", destacou Wilson Martins, lembrando que na região também está nascendo a Transcerrados, uma rodovia de 330 quilômetros de extensão, cuja construção foi iniciada no município de Sebastião Leal.

Para o governador, a BR 235 vai agregar valores à produção do sudoeste do Piauí. “O transporte vai ficar mais barato, os produtos vão chegar de maneira mais fácil à mesa do consumidor e toda a população terá melhor qualidade de vida”, declarou Wilson Martins.


Imagem: José Bonifácio/GP1Quem também estava (Imagem:José Bonifácio/GP1)Quem também estava feliz era o deputado estadual Fernado Monteiro (PTB), ao lado de Esdras Avelino e de Átila Lira
Imagem: José Bonifácio/GP1Da mesma forma se sentia o deputado federal Marcelo Castro (PMDB)(Imagem:José Bonifácio/GP1)Da mesma forma se sentia o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), um dos grandes batalhadores por essa estrada

Ao chegar no acampamento da Construtora Sucesso, responsável pelas obras da BR-235/PI, Wilson Martins foi homenageado pelos operários com uma placa, em agradecimento aos 200 empregos criados no local. “Os funcionários agradecem ao governador pelos 200 empregos diretos na construção da BR-235/PI – Gilbués/Santa Filomena”, dizia a faixa estendida.

Na comitiva, estavam o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), o deputado federal licenciado e secretário estadual de educação Átila Lira (PSB) e os deputados estaduais Fernando Monteiro (PTB) e Gustavo Neiva (PMDB), além dos secretários Wilson Brandão (Governo), Avelino Neiva (Transportes) e Pompílio Evaristo (Relações Institucionais).

Imagem: José Bonifácio/GP1Prefeito Esdras Avelino assinando ofício que foi entregue ao goverandor,(Imagem:José Bonifácio/GP1)Esdras assinando o ofício que foi entregue ao goverandor, solicitando 30.000m2 de asfaltamento em ruas e avenidas

De Santa Filomena, estavam o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), o secretário Júnior Rosal, o vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz (PSB) e os vereadores Alberto Augusto do Amaral Rocha (PTB), Cristóvão Dias Soares (PSB), José Bonifácio Bezerra (PCdoB), José Damasceno Nogueira Filho (PSD), Reginaldo Pires de Carvalho (PP) e Renato Vieira Miranda (PTB).

Na oportunidade, o prefeito Esdras Avelino entregou ofício ao governador Wilson Martins, solicitando que o mesmo autorize sua secretaria de Transportes (Setrans) a executar 30 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica em ruas e avenidas de Santa Filomena.

PONTE ESTAIADA – A ponte ligando o estado do Piauí ao Maranhão, entre as cidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba, está em processo licitatório. Orçada, pelo que se sabe, em R$ 16 milhões há mais de três anos, o custo final poderá chegar à casa dos R$ 30 milhões.


Imagem: José Bonifácio/GP1Segundo uma fonte extremamente confiável, a(Imagem:José Bonifácio/GP1)Segundo fomos informados, a inauguração da estrada Gilbués/Santa Filomena já tem data certa: 21 de março de 2014

Do tipo estaiada ou atirantada (não sabemos ainda se em modo de leque ou harpa), será suspensa por cabos, constituída de mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte, popularmente chamada de ‘ponto dos canudos’, por causa do formato de seus cabos que lembram a forma de canudos. Terá 4 km de acesso à MA-006 – essa rodovia está sendo federalizada, de Alto Parnaíba ao Pisa no Freio, dobrando à esquerda rumo ao Tocantins, e será denominada BR-235/MA – e poderá levar 8 meses para ser construída.

O único problema é que o IBAMA nunca concedeu a licença ambiental para sua construção. Segundo uma fonte altamente confiável, o órgão perguntou “como o Piauí iria ter acesso a essa ponte”, desconhecendo o projeto de implantação/pavimentação em andamento.

Vale lembrar que foi o mesmo IBAMA, que ignora a obra, quem emitiu o licenciamento ambiental para o início das obras da rodovia BR-235/PI, trecho Gilbués/Santa Filomena.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Instalação da agência do BB em Santa Filomena ficou apenas na promessa

Imagem: ReproduçãoB(Imagem:Reprodução) Desde março de 2005 que vem sendo prometida a instalação da agência do Banco do Brasil na cidade de Santa Filomena
  
Durante três anos, de 2005 a 2008, foi amplamente divulgado de que seria instalada uma agência do Banco do Brasil na cidade de Santa Filomena, situada no sudoeste do Piauí.

Revendo artigos de alguns portais de Teresina, vemos que o anúncio acerca da instalação da mencionada agência partia da própria presidência e/ou superintendência do Banco do Brasil no Piauí e do então governador Wellington Dias. Vejamos, pois, alguns registros da época:

No dia 3 de março de 2005, às 17h34min, o site do Governo do Piauí postou a seguinte notícia: “Agência do Banco do Brasil será instalada em Santa Filomena”. A informação surgiu após reunião – no Palácio de Karnak – do ex-governador e atual senador Wellington Dias com o ex-prefeito de Santa Filomena e atual secretário estadual de Saúde, Ernani Maia.


Imagem: Reproduçãot(Imagem:Reprodução)
Em 03/03/2005 o Portal do Governo do Estado noticiava: "Agência do Banco do Brasil será instalada em Santa Filomena"
  
Naquela data, o prefeito de Santa Filomena entregava ao governador um Projeto de Lei, o qual já havia sido aprovado pela Câmara Municipal, o qual garantia a doação de um prédio público (antigo Mercado Público), onde deveria funcionar a agência do Banco do Brasil, depois das adaptações que a instituição achasse necessárias. “Já tratei do assunto, em Brasília, com o Banco Central (Bacen), e a agência será instalada a partir de março”, reafirmou Wellington Dias, garantindo que a agência seria viabilizada o mais rápido possível.

A hipotética agência do BB de Santa Filomena serviu inclusive (ou apenas isso) para ajudar na incorporação do extinto Banco do Estado do Piauí ao Banco do Brasil, conforme declarou ao Portal Meio Norte, em 23 de junho de 2008, o governador Wellington Dias: “Tudo isso é fruto da incorporação do BEP”, disse naquele tempo o chefe do executivo piauiense.

Na mesma data, a eventual agência do BB em Santa Filomena fora noticiada pelo Portal 180 Graus. Com o título “Banco do Brasil vai instalar novas agências no Piauí”, o governador Wellington Dias disse que o Banco do Brasil se comprometia a criar agências nos municípios de Santa Filomena e Elizeu Martins, como resultado de acordo feito durante o processo de incorporação do BEP (Banco do Estado do Piauí).


Imagem: ReproduçãoMN(Imagem:Reprodução)
Portal Meio Norte: "Tudo isso é fruto da incorporação do BEP", disse o ex-governador Wellington Dias sobre a agência 

Dias depois, o assunto voltou a ser abordado: “Três novas agências serão construídas até o próximo ano nos municípios de Elizeu Martins, Anísio de Abreu e Santa Filomena”, declarou o hoje senador Wellington Dias, conforme publicou o Portal Cabeça de Cuia, em 05/07/2007.

Segundo a reportagem, a informação teria sido dada pelo governador Wellington Dias durante encontro com o presidente do BB, Antonio Francisco de Lima, numa reunião em Brasília.

Como se percebe, 8 intermináveis anos se passaram e o assunto caiu no total esquecimento. Aliás, temos conhecimento de que no decorrer desse período muitas desculpas 'amarelas' foram dadas, quem sabe a fim de que o compromisso assumido não fosse cumprido.


Imagem: Portal Cabeça de CuiaPortal Cabeça de Cuia:(Imagem:Reprodução)
Antonio Fco. Lima (Pres./BB), ex-governador Wellington Dias, Eduardo Santana (Super./BB) e ex-prefeito Ernani Maia

Primeiro, a diretoria do Banco alegou falta de estrutura na segurança pública de Santa Filomena; aí o Governo do Estado fez sua parte, construindo o Quartel da Polícia Militar.

Depois a direção do BB questionou a precariedade da via de acesso entre as cidades de Santa Filomena e Gilbués. Novamente os Governos Federal e Estadual estão cumprindo seu papel, implantando a BR-235/PI (estrada Gilbués/Santa Filomena). E agora, qual será a nova desculpa do Banco do Brasil para não instalar a agência de Santa Filomena?

Dispomos de uma agricultura pujante, com 100.000 hectares cultivados na safra 2012/2013. Contamos com potencial capaz de suportar o cultivo de 300 mil hectares só com lavouras de sequeiro e produzir até 1 milhão de toneladas de grãos. Temos grande potencialidade para a exploração da agricultura irrigada e, ainda, da pecuária, tanto de corte quanto de leite, como atividade que já vem sendo praticada há vários anos em outras regiões do bioma Cerrado.

Imagem: 180 GRAUS180 GRAUS:(Imagem:Reprodução)
Suposta agência de Santa Filomena serviu de pretexto durante acordo feito para incorporação do BEP ao Banco do Brasil

 Em função desses fatores altamente positivos, já somos a 22ª maior economia do Estado do Piauí, segundo dados da SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda), apesar dos diversos entraves que encontramos, como, por exemplo, a ausência de uma agência bancária.

Portanto solicitamos, de forma inadiável, a instalação da agência do Banco do Brasil em Santa Filomena, cidade distante 930 quilômetros da capital piauiense. Não podemos mais admitir que os correntistas do maior banco público do País, que ostenta o título de sétima maior economia mundial, tenham que percorrer 90 km para ir à agência de Tasso Fragoso ou 130 km para se dirigir à agência de Gilbués, apenas para retirar uma quantia superior a R$ 1.000,00 (Um Mil Reais) ou pagar uma fatura com valor acima de R$ 1.500,00 (Um Mil e Quinhentos Reais).

Na tentativa de encontrar uma resposta, estamos encaminhando documento ao Superintende do Banco do Brasil, MANOEL SANTANA LIMA. Como num “Pacto por Santa Filomena”, o Ofício n.º 02/2013, de 31/05/2013, vai assinado também pelo prefeito Esdras Avelino Filho, pelo vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz e pelos demais colegas vereadores.