domingo, 20 de outubro de 2013

Escolas realizam desfile cívico em homenagem ao 191º aniversário do Piauí

Imagem: Marcelo Soares1(Imagem:Marcelo Soares) Cerca de 500 pessoas estiveram no desfile cívico em homenagem ao 191º aniversário da Independência do Estado do Piauí

Pela primeira vez em Santa Filomena, cidade localizada no sudoeste piauiense e distante 930 km de Teresina, foi realizado um desfile cívico nas festividades alusivas ao Dia do Piauí.

Durante três semanas (uma vez por semana) as escolas estaduais Lourenço Filho, Delfina Queiroz e Educandário São José, pertencentes à Rede Estadual, realizaram os ensaios objetivando a solenidade da tarde e noite deste sábado, 19 de Outubro de 2013.

O desfile contou a história do Piauí e a trajetória de vida de algumas autoridades que fizeram parte de sua história recente, como o ex-governador Hugo Napoleão e o atual, Wilson Martins.


Imagem: Marcelo Soares2(Imagem:Marcelo Soares)
Bandeiras do Brasil, do Piauí e de Santa Filomena no desfile organizado pelas escolas da Rede Estadual em Santa Filomena

O grandioso desfile foi uma realização das escolas Grupo Escolar Professor Lourenço Filho, Educandário São José e U. Escolar Professora Delfina sobreira Queiroz, ligadas à SEDUC/PI.

As exibições mostraram fatos notáveis desde a fundação aos dias atuais, passando pelo histórico de Santa Filomena. Abordaram ainda a cultura, as crenças, a religiosidade, o artesanato, a economia e os principais recursos naturais disponíveis no solo piauiense.

Também foram homenageados alguns educadores e pessoas que contribuíram e ainda contribuem com a educação filomenense, como o professor Octaviano Lustosa da Cunha.

O ato patriótico de ontem (19), idealizado pelo dedicado e incansável professor Saulo Pinheiro Nogueira, apresentado pelos professores Carlos Biah e Raildson Rocha, teve a supervisão de José Dourado Farias, diretor do Grupo Escolar Professor Lourenço Filho.


Imagem: Marcelo Soares3(Imagem:Marcelo Soares)
Governadores do Piauí e personalidades que fizeram a história da educação em Santa Filomena estiveram lá representados

Cerca de 500 pessoas estiveram diretamente envolvidas no desfile: 180 alunos do Grupo Escolar Professor Lourenço Filho, 170 do Educandário São José e 80 do Delfina Queiroz, além dos 40 integrantes da Banda e mais 30 organizadores (Diretores, Professores e Funcionários).

Pela primeira vez se comemorou o aniversário do Piauí na cidade de Santa Filomena. A única data comemorada era o 7 de Setembro, ainda nos tempos do Regime Militar. Depois que deixou de ser obrigatório, até o  “Desfile da Independência” foi abolida do calendário local.

Tudo muito bem organizado. A história do Piauí foi contada nos mínimos detalhes, desde os homens primitivos, até os dias atuais. O evento evidenciou a colonização, a participação de Santa Filomena - com 234 voluntários - e do Piauí na Guerra do Paraguai (1864 a 1870).

Também destacou a Batalha do Jenipapo, confronto entre partidários da independência brasileira e a resistência portuguesa, ocorrida no dia 13 de março de 1823, às margens do riacho de mesmo nome, região do atual município de Campo Maior, na província do Piauí.

CONFIRA OUTRAS IMAGENS DO DESFILE CÍVICO EM HOMENÁGEM AO DIA DO PIAUÍ:


Imagem: Marcelo Soares1(Imagem:Marcelo Soares)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)
b(Imagem:a)



b(Imagem:a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário