quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cavalgada e missa antecederam a 6ª Noite do Vaqueiro de Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
A já tradicional cavalgada partiu do Bairro Novo Horizonte, seguiu por ruas e avenidas, até chegar à Praça Barão de Paraim

Mais de duzentos vaqueiros, segundo informações dos próprios organizadores do evento, participaram na manhã desta quarta-feira (14), da tradicional Cavalgada, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí.

A passeata, iniciada no Bairro Novo Horizonte, seguiu a Igreja Matriz de Santa Filomena, onde a vaqueirama recebeu as bênçãos de Deus e de Santa Filomena, por meio do Padre Izaias.

As palavras ditas pelo sacerdote significam um desejo benigno para os vaqueiros, homens que dedicam parte do seu tempo para manter viva essa tradição que vem desde o Ciclo do Couro, quando o gado foi introduzido no Brasil, por Martin Afonso de Sousa, em 1534.
 
Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)
Vaqueiros e simpatizantes assistem à missa campal, na frente da Igreja Matriz de Sta. Filomena, celebrada pelo Padre Izaias

A Cavalgada marcou o início da participação de vaqueiros e pecuaristas nos festejos em homenagem a Santa Filomena, no sudoeste do Piauí. Além da montaria, os preparativos prosseguiram com café da manhã, no Espaço Cultural Paroquial (Barraca da Igreja).

Já se tornou costume os vaqueiros e simpatizantes saírem às ruas de Santa Filomena, sempre nas primeiras horas do dia 14 de Agosto (penúltimo dia do Festejo). A festa é também uma simples homenagem a todos os corajosos vaqueiros filomenenses e nordestinos, verdadeiros heróis do sertão, que se realizam em viver uma vida livre, desafiando o perigo no dia-a-dia.
 
Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Visão parcial da Praça Barão de Paraim, no exato momento em que era celebrada a Missa dos Vaqueiros de Santa Filomena

Graças à ideia do magistrado Aderson Antonio Brito Nogueira, a Cavalgada e a Noite do Vaqueiro fazem parte da programação de festividades alusivas ao Festejo de Santa Filomena pelo sexto ano consecutivo. E, como caiu no gosto popular, o ato, que enaltece a atividade pecuária, deverá fazer parte do calendário municipal de eventos e criar raízes na cultura local.

Na VI Grande Noite do Vaqueiro de Santa Filomena, após a Santa Missa, com início às 19 horas, serão leiloados 31 bovinos, além de alguns caprinos e ovinos. Toda a arrecadação será destinada à Paróquia de Santa Filomena, em favor de suas obras sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário