segunda-feira, 13 de maio de 2013

Nilton Neres lança o livro "Santa Filomena na História, Garimpando Fatos"

O município de Santa Filomena – localizado no sudoeste do Piauí e primeiro núcleo urbano na margem direita do rio Parnaíba – tem, a partir de agora, sua primeira obra literária histórica. É que acaba de ser lançado o livro “SANTA FILOMENA NA HISTÓRIA – GARIMPANDO FATOS”, contendo 124 páginas e fotos ainda desconhecidas, nunca antes publicadas.
 

A divulgação do livro aconteceu domingo último (12/05/2013), no estúdio da Rádio Comunitária Rio Taquara FM, ao longo do Programa Domingo Musical. Durante uma longa entrevista, o autor revelou alguns aspectos interessantes de seu trabalho.

Duas imagens são inéditas, do início do século XX, como a do colonizador, Cel. José Lustosa da Cunha, mais tarde "Barão de Santa Filomena", e a de Antonio Lustosa Nogueira, primeiro intendente (prefeito nomeado, com poderes policiais e tributários) de Santa Filomena.

O livro, de autoria de Nilton Neres Bezerra, abrange aspectos da cidade, pessoas, eventos sociais, econômicos, esportivos, religiosos, políticos, meios de transporte e agricultura. Foi impresso pela Gráfica e Editora Rima (Teresina - PI), com fotos de Antonio Ricardo Soares (Alto Parnaíba/MA), após revisão ortográfica de Cândido Carvalho Guerra (Corrente - PI).


Tem tiragem de 500 exemplares e cada um deles está à venda por R$ 20. É um valor que, se pensarmos bem, é bastante razoável, uma vez que muitas revistas mensais estão sendo vendidas a R$ 9,90. Uma revista é lida e depois descartada. Já um livro histórico como este será guardado por muitos e muitos anos, consultado e lido por outras gerações.

O livro de Nilton Neres contém algumas narrativas, com descrições de personagens, tão comuns nos textos da literatura de cordel. Mas também tem quadras poéticas, aquelas famosas estrofes de quatro versos, que ainda não são muito comuns na poesia sertaneja.

Embora sendo uma literatura popular, a obra “Santa Filomena na História – Garimpando Fatos” se utiliza da arte da feitura de versos medidos, como em MINHA MÃE, à página 89. Ali se percebe uma linguagem mais ou menos medida, cujos versos têm entre 7 (sete) e 12 (doze) sílabas.

Além das agradáveis poesias, o livro descreve a genealogia do Barão de Santa Filomena, os meios de transporte (terrestre, fluvial e aéreos), o histórico cemitério dos escravos existente na Fazenda Ponta da Serra e, ainda, um pouquinho sobre o majestoso Rio Parnaíba.

Igualmente, denomina todos os prefeitos intendentes e eleitos de Santa Filomena e apresenta biografias de grandes lideranças da região, como: Antonio Lustosa Nogueira, Fenelon Lustosa do Amorim, Job Ferreira Dantas e Raimundo Barroso Maia (Mundico Maia). Notáveis atuais, como Elizabeth Helene Barbara Weismantel e Manoel Cícero de Sousa, aparecem nos relatos.

Finalmente, a obra de Nilton Neres Bezerra, elogiada inclusive pelo escritor correntino Cândido Carvalho Guerra, reconstitui detalhes de fatos históricos considerados decisivos no destino de Santa Filomena. “Você foi o bravo pesquisador dos acontecimentos, foi o homem que teve a ideia de buscá-los para o presente e resgatá-los para a posteridade, buscando nas diversas fontes humanas e arquivos cheios de poeiras e ácaros”, diz Cândido Guerra no proêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário