quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Santa Filomena continua sem delegacia, sem delegado, sem segurança ...

Imagem: José Bonifácio/GP1A Delegacia de Polícia Civil(Imagem:José Bonifácio/GP1)A Delegacia de Polícia Civil de Santa Filomena foi praticamente extinta depois da instalação do Quartel da Polícia Militar 

Parece que o Governo do Piauí não tem conhecimento da situação em que se encontra a Segurança Publica em Santa Filomena, pequena cidade localizada no alto rio Parnaíba. A sociedade local, que não se acostumou ainda com os repetidos acidentes de trânsito com vítimas fatais nem com os sucessivos assassinatos, e cansada de ver tanto descaso, cobra providências urgentes das autoridades, antes que a situação piore e se torne insustentável.

Em apenas uma semana, dois jovens menores de idade perderam suas vidas, talvez por causa dessa ineficiência do aparelho policial. Na noite do último sábado, dia 01 de dezembro de 2012, um jovem conhecido por Jair da Cruz foi atingido por duas profundas furadas que acabaram tirando sua vida. O crime ocorreu no Bar Miracema, situado no Bairro Bela Vista.

Jair Cruz tinha 16 anos de idade, era estudante e alimentava o sonho de se formar, trabalhar, ajudar sua mãe, casar e constituir família. Segundo informações dos familiares, o jovem Jair da Cruz foi brutalmente assassinado pelo também jovem de 17 anos, identificado pelo nome de Jeanes Nunes Machado (Saiba mais em http://www.santafilomenanet.tk/).

Na tarde do domingo anterior (25/11), outros dois jovens ficaram fortemente feridos em um grave acidente envolvendo uma moto modelo Bros, vermelha, que se chocou violentamente com uma caminhonete L200, de cor branca. O acidente causou a morte de Roger Ferreira Nunes, 16 anos, que trafegava como passageiro.

As cobranças da população se intensificaram após esses trágicos acontecimentos, sem que ninguém dê as devidas respostas para a comunidade, acreditando talvez que essa onda de violência em Santa Filomena - município que passou quase 20 anos sem registrar nenhum caso de homicídio - está ligada diretamente à omissão do Estado e à impunidade.

Imagem: José Bonifácio/GP1O Quartel da Polícia Militar de Santa Filomena(Imagem:José Bonifácio/GP1)O Quartel da Polícia Militar de Santa Filomena, com 3 PM"s, não consegue realizar as ações de policiamento repressivo

O quadro se agrava com a constatação da incapacidade da polícia em controlar ou diminuir essa escalada de violência, tendo em vista que a ação isolada de três ou quatro policiais militares é insuficiente para realizar as missões diárias de policiamento repressivo.

O 7º BPM da PMPI está sem viatura e seu comandante não mora em Santa Filomena. Para completar, a instalação do Quartel da Polícia Militar extinguiu (não se sabe os reais motivos) a Delegacia de Polícia Civil, embora o trabalho de uma corporação dependa da ação da outra.

O certo é que Santa Filomena, a 22ª maior economia do estado do Piauí, que está ganhando a implantação/pavimentação da BR-235, mas não conta com Promotor de Justiça nem Juiz de Direito titulares da Comarca, ainda sofre essa violação diária da ordem pública e parece estar prestes a extrapolar o limite do suportável, se é que já não extrapolou.

A pergunta que se faz hoje em na cidade, é: Onde vai parar essa onda de violência que está acontecendo em Santa Filomena? Pedimos, pois, mais uma vez, a intervenção do secretário Robert Rios e do governador Wilson Martins. Afinal de contas, ou se faz alterações sérias nas políticas de Segurança Pública, ou se chegará ao ponto da inviabilidade da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário