quinta-feira, 12 de abril de 2012

Filho do ex-presidente Lula pretende investir pesado nos cerrados do Piauí

Apenas reforçando a informação que já vem circulando há algum tempo, às 10h57min da última quarta-feira (04), o internauta Romildo Nascimento, leitor assíduo do GP1/Blog do José Bonifácio e residente em Águas Claras (DF), postou na matéria Obras da estrada Gilbués/Santa Filomena prosseguem em ritmo acelerado o seguinte comentário:

A Empresa Gamecorp de Fabio Luis e Luis Claudio, filhos do eis Presidente Lula investirá pesado na agricultura do Sul do Piauí, nos próximos dias irão se instalar em mais de 100 mil hectares nas serras piauiense, essa estrada tem o dedo do Governo Federal não é atoa..Aguardem !!!

A Gamecorp, à qual se referiu o leitor, é uma empresa brasileira que produz conteúdo para   o público jovem de celulares da Oi e trabalhos no ramo de jogos, tendo entrado no ramo da televisão com a parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação formando a PlayTV.

Tem como um de seus sócios Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, fato que causou grande polêmica quando a empresa recebeu um aporte de cinco milhões de reais do Grupo Telemar (atual Oi), operadora de telefonia sob concessão do Governo Federal.

Fábio Luís da Silva é o filho mais velho do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e de sua segunda esposa, Marisa Letícia Rocco Casa. Ele nasceu pouco tempo antes da posse de Lula como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Tem dois irmãos, Sandro Luís e Luís Cláudio, e dois meio-irmãos, Marcos Cláudio e Lurian.

Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista (UNIP) e foi monitor (estagiário) do Parque Zoológico de São Paulo, onde recebia, em 2002, uma bolsa mensal de aproximadamente R$ 600 reais.

Em 2004, após o primeiro ano de mandato de seu pai no mais alto cargo eletivo do país,  Fábio Luís fundou em sociedade a empresa Gamecorp, fato que suscitou diversas matérias jornalísticas e críticas da oposição ao Governo Lula, levantando-se a hipótese de tráfico de influência e favorecimento na destinação de recursos públicos.

As críticas basearam-se na venda de parte das ações de sua empresa à Telemar, que tem participação de capital público e é a maior empresa de telefonia do Brasil, por R$ 5,2 milhões de reais, sendo que o capital social declarado da empresa era de apenas cem mil reais. A Telemar ainda investiu mais dez milhões de reais na Gamecorp pela "produção de programas de televisão". A atenção da imprensa foi também atraída pelo enriquecimento súbito de Fábio Luís, que até 2003 trabalhava como monitor de zoológico.

Em defesa a Fábio Luís, a jornalista Soninha Francine declarou que se tratava de um escândalo falso, com vistas a prejudicar a imagem do Governo Lula através de seu filho.        O presidente Lula negou que haja relação entre o sucesso financeiro de Fábio Luís e o fato de ele ser seu filho, comparando seu talento ao do jogador de futebol Ronaldinho: "[...] deve haver um milhão de pais reclamando: por que meu filho não é o Ronaldinho? Porque não pode todo mundo ser o Ronaldinho."

Em razão da matéria publicada em 25 de outubro de 2006 sobre os seus negócios, Fábio Luís entrou com uma ação judicial contra a revista Veja, editada pela Editora Abril desde 1968.

Damha Agropecuária – Quem viaja pela PI-254 (Santa Filomena/Fazenda Nova Fronteira), à altura do km 40, pode ver uma placa indicando a instalação da Damha Agropecuária, onde se lê: “DAMHA AGRO-NEGÓCIOS – FAZENDA – AD – DIAMANTE – SEDE A 16 KM

Até onde sabemos, a empresa Damha Agropecuária investe em pecuária há mais de 30 anos, com plantéis de bovinos, ovinos e eqüinos, em localizações privilegiadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Está estruturada em fazendas especializadas, voltadas ao gado de corte, utilizando os mais avançados processos de cria, recria e engorda.

Também, pelo que temos visto na mídia, a Damha Agropecuária pertence a Maria Stella Damha, que não usa chapéu de caubói nem botina, é formada em economia, com mestrado na Itália e, portanto, está longe de ser uma fazendeira convencional.

Herdeira do Grupo Encalso, gigante do ramo da construção civil e infraestrutura, trabalhou por anos em companhias multinacionais e corretoras de valores, antes de assumir o comando dos negócios da família, em 2002.

Isso posto, a grande pergunta que se faz no momento é: a Damha Agro-Negócios, que está se instalando nos municípios de Santa Filomena e Baixa Grande do Ribeiro, é a mesma de Maria Stella Damha? Ou, conforme suspeita o leitor Romildo Nascimento, se trata de mais um grande empreendimento de Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário