segunda-feira, 9 de abril de 2012

Com curvas sinuosas e má sinalização, MA-006 está se tornando a via da morte

As estradas maranhenses, com suas curvas sinuosas e mal sinalizadas, estão se tornando verdadeiras vias da morte, registrando seguidos acidentes de trânsito. Em menos de uma semana, ocorreram cinco acidentes na MA-006, rodovia que liga a cidade de Balsas a Alto Parnaíba, causando mortes e destruição, deixando famílias inteiras em grandes e profundas tristezas, ocasionando desgastes emocionais e enormes prejuízos financeiros.

Em seus 230 quilômetros de extensão, são inúmeras as curvas que oferecem sérios perigos aos condutores de veículos, principalmente agora, quando centenas de carretas transportam a soja e outras commodities agrícolas produzidas nos municípios de Alto Parnaíba (MA), Tasso Fragoso (MA), Baixa Grande do Ribeiro (PI), Ribeiro Gonçalves (PI) e Santa Filomena (PI).

“São muitos os acidentes na Mata dos Porcos, local que já é conhecido como curva da morte. Somente este ano foram 14, segundo dados do Destacamento da Polícia Militar de Tasso Fragoso, que por diversas vezes teve que atender casos desse tipo”, afirma o repórter fotográfico e ambientalista Agnaldo Guimarães Fialho (Lirô Guimarães).

Até para as pessoas que vão tentar atender aos acidentados o perigo é iminente, pois há o risco de outros acidentes acontecerem enquanto se está socorrendo alguém. Segundo Lirô Guimarães, na semana passada haviam duas carretas acidentadas no mesmo local.

A Polícia Militar de Tasso Fragoso alerta ainda que a qualquer momento pode acontecer novos acidentes gravíssimos, caso não sejam tomadas providencias em regime de urgência.

Na última quarta-feira (04), não foi diferente o que aconteceu no trecho da estrada que liga Alto Parnaíba a Tasso Fragoso, na localidade conhecida como Caracóis. Lá, uma carreta carregada de soja perdeu o controle e - desgovernada - veio a capotar. Felizmente, o motorista sofreu apenas escoriações pelo corpo. Mas além dos danos materiais, esse caminhoneiro carregará consigo para sempre uma experiência bastante desagradável.

Na mesma semana e no mesmo lugar, ocorreu outro acidente com essa mesma proporção, quando uma carreta carregada de algodão, procedente de uma fazenda localizada no município de Santa Filomena, tombou na curva dos Caracóis, distante aproximadamente 20 km da cidade de Tasso Fragoso, no sentido Alto Parnaíba.

Segundo Lirô Guimarães, residente na cidade de Tasso Fragoso, "existe uma pergunta que não quer calar: Até quando isso vai continuar? Quantas vidas ainda vão ser ceifadas para que se tomem providências a fim de solucionar esses problemas?".

 “Duplicando pelo menos esses trechos considerados como críticos, sinalizar melhor, e fiscalizar essas cargas que irresponsavelmente sabemos que na maioria estão acima do peso permitido por lei, eu mesmo questionando isso uma vez, me disseram que porque ficaria muito caro, mais caro mesmo é uma vida, essa sim, não tem preço, caro mesmo é dinheiro que o governo do Maranhão deu de apoio a escola de samba Beija Flor, do Rio de Janeiro, somente para fazer uma simples homenagem ao Maranhão,a escola de samba barganhou a bagatela, (pasmem) de R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais) isso sem falar de aviões fretados para uma comitiva especial, para assistir a esse espetáculo, no pais do carnaval isso sim é vergonhoso, enquanto alguns curtem uma bela vida, trabalhadores de fato estão morrendo tentando levar esse Maranhão nas costas, morrendo ou perdendo seus poucos bens como miseráveis indignos e abandonados, é essa a consideração que o estado tem por uma região considerada a mais rica, mais produtiva desse glorioso estado, é uma tristeza, uma terra de pessoas boas, de gente hospitaleira, de culturas mil, de pessoas que pagam caro pra viver, em um estado onde os piores índices do pais estão aqui, isso sim, é uma vergonha, em sermos alvos de críticas, de chacotas por pessoas de todos os lugares em que se ande ou que passam por aqui, ou que vem visitar este estado, inclusive na internet, o que se vê é critica”, desabafa com muita propriedade o ativista Lirô Guimarães.

Lirô Guimarães finaliza seu relato encaminhado ao Portal GP1/Blog do José Bonifácio com   a seguinte ressalva: “Também deixo claro que não atribuo tais responsabilidades somente ao atual governo, pois isso é um vicio do passado que se arrasta por décadas e décadas”.

Diante da situação caótica e, como se trata de uma rodovia estadual, sendo, portanto, responsabilidade civil do Governo do Maranhão, só nos resta apelar aos políticos e às autoridades legalmente constituídas, em especial dos municípios de Alto Parnaíba e Tasso Fragoso, no sentido de que cobrem junto à governadora Roseana Sarney as correções que se fizerem necessárias nessa importante estrada, que possui um traçado completamente ultrapassado, com curvas e inclinações totalmente inadequadas para os veículos modernos.

Um comentário:

  1. Boa tarde, pefeitos das cidades
    balsas tasso fragoso alto parnaiba ,
    não tem como sinalizar este local?

    ResponderExcluir