segunda-feira, 19 de março de 2012

Junta Governativa assume Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena

Em Assembléia Geral Extraordinária realizada na manhã do último sábado (17), na Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz, conforme edital de convocação publicado, foi consolidada a suspensão do exercício da diretoria executiva e do conselho fiscal do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena (PI), para a posse de uma Junta Governativa, formada por trabalhadores que irão assumir a direção do STTR por 06 meses.

A Assembléia Extraordinária, presidida pelo Secretário de Formação e Organização Sindical da FETAG/PI, Jusivano Pereira da Silva, contou com o assessoramento jurídico do advogado Francisco Carlos Feitosa Pereira. Também integraram a mesa dos trabalhos o secretário municipal de Meio Ambiente, Gilberto Lustosa de Matos, e os vereadores Antonio José Alves (PSB) e José Bonifácio Bezerra (PC do B), além de diretores do STTR de Santa Filomena.

Na ocasião, foi colocada em discussão a votação e a constituição da Junta Governativa Provisória, aprovada pela unanimidade dos associados presentes, com o objetivo de assumir a administração e convocar eleições para escolha de diretores e conselheiros fiscais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena, ficando composta da seguinte forma:

Presidente – ROSIMAURA ALVES DE SOUSA; Tesoureira – CLAUDIANA RODRIGUES DA SILVA; Secretário Geral – JOSÉ VICENAR FERNANDES RODRIGUES; e Suplentes – INÁCIA MARIA DE CARVALHO, JOSÉ NUNES VIEIRA e EDINÓLIA VIEIRA QUEIROZ.

Para o Conselho Fiscal Efetivo, os escolhidos são os associados JOSIANO RIBEIRO NASCIMENTO (1º Membro), DOMINGAS PEREIRA DA SILVA (2º Membro) e RAIMUNDA FERREIRA RIBEIRO (3º Membro). Ficaram na suplência os sócios JOVECINO PEREIRA DA SILVA, BENTO BARROS DA SILVA e JOÃO PEREIRA DE LACERDA.

O presidente da mesa e representante da FETAG/PI (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí), Jusivano Pereira, declarou empossados os indicados para comporem a Junta Governativa, os quais prestaram compromisso de trabalhar em defesa da categoria, respeitando o Estatuto e demais leis vigentes em nosso País.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Filomena (STTR), fundado em 16 de março de 1993, completou 19 anos de existência num clima bastante hostil, onde sócios dissidentes fazem sérias denúncias contra a presidente da entidade, acusando-a de não prestar contas regularmente, de se apropriar indevidamente de recursos relativos ao pagamento de inscrição/filiação de sócios, assim como de mensalidades sociais do Sindicato.

Face aos graves acontecimentos e à desconfortável situação, a agora ex-presidente do STTR de Santa Filomena, senhora Marilene Dias Soares, encaminhou requerimento à direção da FETAG/PI, solicitando a apuração das irregularidades apontadas e exigindo inclusive provas documentais sobre todas as acusações que lhe são feitas.

Na verdade, tais investigações ficarão a cargo da Junta Governativa nomeada que, com apoio técnico e jurídico da FETAG/PI, terá a missão de conduzir a entidade em caráter provisório e realizar o pleito eleitoral até setembro do corrente ano, sem prejuízo de eventuais medidas judiciais cabíveis, conforme determina o § 2º do artigo 16 do Estatuto Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário