quinta-feira, 30 de junho de 2011

Santa Filomena (PI) imunizou 99,9% do rebanho bovino contra a Febre Aftosa

Apenas 15 bovinos deixaram de ser vacinados contra a Febre
Aftosa no município de Santa Filomena, Estado do Piauí
A primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa, realizada no mês de maio no gado do município de Santa Filomena, localizado na região do cerrado piauiense, teve o índice mantido, atingindo quase a totalidade do rebanho cadastrado no Escritório de Atendimento da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí).

Das 15.089 cabeças existentes, 15.074 foram imunizadas, o equivalente à 99,9%. Esse número representa um acréscimo no índice de cobertura vacinal e, ao mesmo tempo, um decréscimo de 2,5% na quantidade de animais vacinados em relação à segunda etapa da vacinação de 2010, quando 15.462 cabeças receberam a vacina, representado 98,45% dos bovídeos registrados à época.

Everaldo Lustosa, chefe do Escritório de Atendimento da ADAPI
Segundo o técnico Everaldo Lustosa de Sousa, o índice alcançado atingiu os animais de todas as idades e manteve a média dos anos anteriores. Sobre a significativa redução no número de animais, o representante da ADAPI acha que o fato pode estar relacionado à crescente venda de animais para outros Estados, logo após o Piauí ter conquistado a classificação de risco médio da Febre Aftosa.

De acordo com Everaldo Lustosa, na segunda etapa da campanha, que será realizada em novembro próximo, esses animais voltam a ser vacinados junto ao restante do rebanho.

A expectativa do escritório é alcançar 100 por cento do rebanho em Santa Filomena, já que apenas 15 (quinze) bovinos deixaram de ser imunizados na primeira campanha de 2011.

Os poucos bovídeos não vacinados estão distribuídos entre as 400 propriedades rurais cadastradas com especies bovinas no município de Santa Filomena, com média de 37,72 cabeças por cada imóvel. O relatório final da ADAPI indica ainda que há 442 criadores, dos quais 6 receberam acompanhamento técnico, totalizando 399 animais assistidos.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Jogador Lucca já se apresentou à Chapecoense e disputará série C do Brasileirão 2011

Lucca, emprestado à Chapecoense pelo Criciúma (SC)
Acabou a Novela. Isso mesmo. Chegou na última segunda-feira, dia 27 de junho, o atacante Lucca, ex-Criciúma. Lucca acaba de ser emprestado à Chapecoense – atual campeã catarinense – para a disputa da Série C do Brasileirão 2011.

O jogador viajou no domingo, se apresentou no dia seguinte ao clube e já treina com os demais jogadores do elenco. Lucca tem 21 anos e, apesar de algumas contusões, chegou a ser titular durante o Catarinense.

Nascido em Alto Parnaíba, no extremo-sul do Maranhão, o jogador foi revelado pelo Palmas (TO) e já defendeu o Araguaína (TO) e o Ituiutaba (MG), que voltou a ser chamado de Boa Esporte Clube.

Na tarde da terça-feira (28), a Chapecoense derrotou a equipe de junior do clube por 5 a 0, em jogo-treino no Estádio da Montanha, em Xaxim, Santa Catarina. O meia-atacante Lucca, ex-Tigre, marcou duas vezes. O próximo compromisso do Verdão será um amistoso contra o Juventude, no próximo sábado, dia 2 de julho, em Caxias do Sul (RS).

No dia 17, a equipe do oeste catarinense volta à serra gaúcha para enfrentar o Caxias, pela primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro 2011.

terça-feira, 28 de junho de 2011

10ª Marcha contra Corrupção e pela Vida vai percorrer dez cidades piauienses

DENUNCIE A CORRUPÇÃO. Sua ação faz a diferença!
A 10ª MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO E PELA VIDA, promovida pela Força Tarefa Popular (FTP) e apoiada pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e entidades religiosas, que abraçaram a causa e assumiram total responsabilidade pela hospedagem e alimentação dos marchantes, percorrerá durante treze dias 154 quilômetros, incluindo no roteiro 10 cidades do leste piauiense.

A data da saída será 16 de julho, tendo Pio IX como ponto de partida. De lá, a jornada a pé passará pelas cidades de Fronteiras, São Julião, Alagoinha, Mons. Hipólito, Francisco Santos, Santo Antonio de Lisboa, Bocaina e Sussuapara, terminando no dia 28, em Picos.

O coordenador da FTP, advogado Arimateia Dantas, esteve em audiência com a Dra. Ivana de Sousa Leal, atual Procuradora-Chefe da Advocacia-Geral da União.

Na oportunidade, foram protocolados 10 ofícios solicitando que a AGU (Advogacia-Geral da União) requisite de diversos ministérios copias de convênios celebrados com os municípios de Pio IX, Fronteiras, São Julião, Alagoinha, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa, Bocaina, Sussuapara e Picos.

Procuradora Ivana de Sousa Leal e advogado Arimateia Dantas
O pedido totaliza 66 convênios, referentes a recursos destinados à pavimentação de vias públicas (calçamento), melhoria habitacional, construção de barragens e compra de ônibus escolares, entre outros investimentos públicos, que serão objeto de fiscalização popular entre os dias 13 e 28 de julho de 2011.

Os documentos requisitados serão apreciados e comparados com a realidade encontrada nas visitas In loco que serão feitas pelos marchantes durante os 15 dias de caminhada.

A primeira obra abandonada a ser examinada pela FTP será o complexo onde deveria funcionar o Colégio Agrícola de Pio IX, estrutura composta por 30 unidades construídas, incluindo moradias, salas de aula e muito mais. Além do mato invadindo as edificações, todas as portas e janelas já foram furtadas.

Obra inacabada do Colégio Agrícola de Pio IX, no semiárido
piauiense, que poderia atender centenas de jovens rurais
 A obra deveria estar qualificando centenas de jovens, a maioria provinda de famílias rurais, o que poderia melhorar a produção local e elevar a melhoria na qualidade de vida da região.

A FTP irá levar o fato ao conhecimento do Ministério Público da Comarca de Pio IX, requisitando abertura de inquérito civil público para apurar a responsabilidade pelo abandono. Será pedida ainda a notificação do poder responsável, a fim de que sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis, objetivando recuperar e colocar a obra em funcionamento.

Jornalista da Rádio Senado faz visita à Rádio Comunitária de Santa Filomena

José Carlos Sigmaringa, apresentador da Rádio Senado, na
Rádio Comunitária Rio Taquara FM, de Santa Filomena (PI)
O jornalista, apresentador e repórter José Carlos Sigmaringa Seixas faz grande sucesso nas ondas curtas da Rádio Senado, com seu jeito peculiar de comunicar, veiculando notícia em tempo real para áreas carentes de informação, educação, interação e cidadania. Por isso mesmo, goza de imenso prestígio no interior das regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil, por desempenhar papel fundamental na vida dessa gente boa e humilde.

Sigmaringa, o “Sigue”, apresenta – juntamente com Adriana Carla, Marcela Diniz e outros – o programa O senado é mais Brasil, através da Rádio Senado Ondas Curtas, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 9h, em 5990 kHz, levando informação, prestação de serviço e recados às comunidades mais longínquas do país, fazendo o verdadeiro papel de rádio comunitária.

Outro bom serviço prestado por José Carlos Sigmaringa na Rádio Senado Ondas Curtas é o "Sintonia Ambiental", que vai ao ar às quintas-feiras no programa O senado é mais Brasil. O quadro aborda, a cada semana, questões sobre natureza e meio ambiente. O apresentador, durante a transmissão, pede aos ouvintes de uma determinada região que enviem sementes de uma árvore típica do local. Os ouvintes atendem ao pedido e as sementes encaminhadas à emissora são mandadas para moradores de lugares onde não existe a mesma vegetação.

Sigmaringa e José Bonifácio na Rio Taquara FM em inserção
no programa O senado é mais Brasil, com Adriana Carla
Além dessa interação com a população mais esquecida, José Carlos Sigmaringa gosta de sentir de perto as dificuldades enfrentadas pelos seus ouvintes. Tanto é verdade que, de quando em vez, ele viaja cerca de 2 (dois) mil quilômetros pelo interior desse Brasil quase desconhecido e de infraestrutura subdesenvolvida, rasgando sertões e veredas, enfrentando estradas que mais se parecem "carreiros".

Semana passada, por exemplo, na manhã de sexta-feira (24), o “Sigue” esteve nas cidades de Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena (PI), como havia feito em 2009. Também visitou a Rádio Comunitária Rio Taquara FM, da cidade de Santa Filomena, onde por mais de uma hora falou aos milhares de ouvintes das duas comunidades.

Direto do estúdio da Rio Taquara FM, e em transmissão simultânea com a Rádio Senado, o apresentador José Carlos Sigmaringa fez uma inserção no programa O senado é mais Brasil, que estava sendo apresentado pela colega Adriana Carla, também com participação nossa e do João Lima Oliveira, amigo do Sigma de longa data, residente em Alto Parnaíba.

Por onde anda, o Sigue concede entrevistas, dá autógrafos,
tira fotografias e bate papo com seus queridos ouvintes
Muitas pessoas compareceram ao estúdio da Rádio Comunitária Rio Taquara FM para ver José Carlos Sigmaringa. Esses fidelíssimos ouvintes queriam tirar fotografias, cumprimentar, bater papo e, enfim, conhecer o ídolo pessoalmente, já que a grande maioria desses fãs jamais teve a oportunidade de ir até a cabine da Rádio Senado, em Brasília.

É a retribuição a quem trabalha numa emissora que presta um serviço de relevante alcance social. É a força das ondas curtas, democráticas, que não respeitam barreiras de qualquer tipo, nem fronteiras nacionais ou ideológicas, permitindo que a Rádio Senado seja sintonizada por meio de aparelhos simples e portáteis, ao contrário de quem acessa a Internet.

Diferentemente do que ocorre com o sistema FM, que tem pouco alcance, a transmissão em ondas curtas permite que o sinal da Rádio Senado seja captado nos lugares mais distantes. As cartas recebidas pelo programa O Senado é Mais Brasil indicam que ele já foi ouvido até no Japão, na Nigéria, nos Estados Unidos e na Suécia por praticantes do rádio-escuta.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Filomena (PI)

Idosos do "Grupo Conviver" participam da I Conferência 
Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Filomena (PI)
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última sexta-feira (24) a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Filomena, cidade localizada no sudoeste do Estado do Piauí, a 925 quilômetros de Teresina.

A programação teve início às 8h30 com credenciamento, seguida da solenidade de abertura oficial, composição da mesa com a presença de autoridades locais e leitura e aprovação do Regimento Interno das Conferências Integradas dos Direitos do Idoso.

Sob o tema central “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, a Conferência entrou na parte prática com a apresentação dos eixos temáticos e a organização das mini-plenárias, divididas em quatro grupos, onde aconteceram os debates em torno dos assuntos relacionados às conquistas, à defesa e à efetivação dos direitos da pessoa idosa.

Ato teve como palestrantes as assistentes sociais Gilmara Vale
(CRAS/Altos) e Elízia Lustosa (CRAS/Santa Filomena)
Além da presença constante da secretária de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Filomena, Luizângela Nogueira Duailibe, a Conferência teve como palestrantes as assistentes sociais Elízia Lustosa de Sousa (técnica do CRAS/Santa Filomena) e Gilmara Vale (técnica do CRAS/Altos).

Na exposição das mini-plenárias foram indicadas as prioridades para o Município de Santa Filomena, a serem desenvolvidas pelos órgãos públicos nas três esferas governamentais, tais como: criação do Conselho Municipal do Idoso; atendimento médico domiciliar; atendimento fisioterapeuta e psicológico em espaço público; atendimento oftalmológico e concessão de óculos; respeito ao atendimento prioritário; construção de rampas de acesso nas instituições de atendimento ao público; e nivelamento das calçadas, conforme está previsto no Código de Posturas do Município de Santa Filomena e também na Lei Orgânica Municipal.

Representantes de diversos segmentos da sociedade assistem
à Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Antes do fechamento das atividades, com entrega dos certificados aos participantes, foram eleitas as senhoras Wanda Terezinha Lustosa de Alencar (Grupo Conviver) e Aracy Orsano (Secretaria Municipal de Saúde) como delegadas, que representarão e defenderão as propostas levantadas na Conferência Municipal e que serão levadas à Conferência Estadual para delinear as principais demandas dos idosos no município de Santa Filomena.

Cerca de cinqüenta pessoas participaram da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, principalmente os integrantes do “Grupo Conviver”, que vem sendo trabalhado pelo CRAS desde 2007, assim como outros representantes dos diversos segmentos da sociedade.

sábado, 25 de junho de 2011

Câmara aprova prestação de contas de ex-prefeito de Monte Alegre do Piauí

Praça principal e Igreja Matriz de Monte Alegre do Piauí
A Câmara de Vereadores de Monte Alegre do Piauí aprovou na sessão da última quarta-feira (22) as contas da Prefeitura referentes ao exercício de 2004 (Processo TC-E-13755/05, protocolado no Tribunal de Contas desde 04/05/2005 e arquivado em 01/06/2011).

Na ocasião, o gestor do Município de Monte Alegre do Piauí era Esdras Avelino Filho, atual prefeito municipal de Santa Filomena, na região sudoeste do Estado do Piauí.

Segundo o relator da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Donizete Frutuoso Matos, as impropriedades/falhas nas Contas de Governo, julgadas desfavoráveis pela Corte de Contas, com esteio no artigo 31 - § 2º da CF e baseado no artigo 28 da Lei 4.721/94, são impossíveis de serem apurados os totais gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino, com ações de serviços públicos de saúde inferior ao limite legal, com pessoal do Poder Executivo, com repasse da Prefeitura para a Câmara Municipal até o limite autorizado e, por fim, com os profissionais do Magistério.

Os parlamentares monte-alegrenses analisaram e – por unanimidade – derrubaram o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), votando pela aprovação das contas de Gestão e de Governo (FUNDEF, FMS e FMAS) da Prefeitura Municipal de Monte Alegre do Piauí, relativas ao período 2004.

Folha de votação da Prestação de Contas do Município de
Monte Alegre do Piauí (Exercício 2004 - TC - E - 013755/05)
Dos nove vereadores com assento na Câmara de Monte Alegre do Piauí, apenas Raimundo Alves Dias Neto não votou, pois de acordo com o Regimento Interno, o presidente daquela Casa Legislativa somente é obrigado a votar em caso de empate, no chamado “voto de minerva”, que serve para desempatar a disputa.

Assim, votaram pela aprovação das contas do ex-prefeito Esdras Avelino os seguintes vereadores: Antonio Jarbas Fernandes Benício, Antonio Raimundo Ferreira Dantas, Edigar Alves Rodrigues, Mosalvão Lustosa Pereira, João dos Reis Borges, Hélio Rodrigues da Silva Filho, Donizete Frutuoso Matos (relator) e Jurandi Martins de Santana.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Paróquia de Santa Filomena celebra festa de Corpus Christi


Católicos participaram da procissão de Corpus Christi em solenidade
presidida pelo pároco José Manoel Águila Martins
 Como é tradição no calendário oficial católico, no final da tarde desta quinta-feira (23), feriado de Corpus Christi, a Paróquia de Santa Filomena, situada no sudoeste do Piauí, realizou procissão e celebrou missa, com início às 17h e término por volta das 19h.

O préstito religioso teve cinco paradas e percurso de aproximadamente 1.200 metros, saindo da Igreja, seguindo pelas ruas Benvindo Lustosa Nogueira e Marquês de Paranaguá, contornado na Prefeitura e retornando ao ponto de saída pela Av. Barão de Santa Filomena.

Muitos católicos filomenenses participaram do culto cristão, presidido pelo pároco José Manoel Águila Martins, que relembrou Cristo e pediu que todos refletissem melhor sobre o que somos e o que estamos fazendo de nossas vidas.


A procissão teve cinco paradas e percurso aproximado de 1.200m, passando pelas
ruas Benvindo Lustosa Nogueira e Marquês de Paranaguá, contornado na
Prefeitura e retornando ao ponto de partida via Av. Barão de Santa Filomena
 A festa de Corpus Christi é uma celebração solene em que os católicos recordam a instituição do Sacramento Eucarístico. O fato é descrito na passagem bíblica que trata da Última Ceia de Jesus para com os apóstolos, antes de ser crucificado.

A festa teve início na cidade de Liége, na Bélgica, contudo, apenas um século depois é que o Papa Clemente V tornou a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Com a oficialização de Corpus Christi, o evento é celebrado na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Em Santa Filomena, a festa começa com a procissão e finaliza na Santa Missa, com a bênção do Santíssimo Sacramento.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

"Expedição Parnaibinha" documenta impactos em afluente do Rio Parnaíba

Uma equipe composta por autônomos e servidores públicos percorreu durante três dias (17, 18 e 19) aproximadamente 60 quilômetros pelo Rio Parnaibinha, desde o Povoado Figuras, no município de Alto Parnaíba (MA), até o encontro com o Rio Parnaíba.

A bordo de uma balsa rústica, construída à base de talos de buriti e coberta com a palha da própria palmeira, estavam na embarcação: Benevenuto Pereira (Beninha), Evaldo Reis, Arilton Araújo Elvas Parente, Arilton Júnior, Sérgio, Abelardo, Carlos Biah, Jean Rosa, José Bertino, Getúlio Tavares, José Maria, Nivaldo Guimarães, Nilson Guimarães e José Natino.

Os integrantes da "1ª EXPEDIÇÃO PARNAIBINHA" partiram da localidade Figuras na manhã de sexta-feira (17) e chegaram por volta do meio-dia de domingo (19) na cidade de Alto Parnaíba, cerca de 20 quilômetros a jusante do encontro dos rios Parnaibinha e Parnaíba.

O objetivo da missão era apenas de lazer. Entretanto, seus integrantes terminaram se deparando com alguns impactos da ação do homem sobre aquele rio, inclusive em todo o seu percurso. Mas os efeitos negativos detectados não têm nada a ver com desmatamentos e/ou esgotos, pois são raras as lavouras e as moradias encontradas no vale do Parnaibinha.

O grande problema reside nas queimadas desordenadas, que sempre acontecem de julho a novembro. Além de aumentarem o aquecimento global e retirarem a cobertura e os nutrientes do solo, acabam com a fauna e a flora, ocasionando o assoreamento do rio Parnaibinha.

“As queimadas no vale do Parnaíbinha estão devastando toda sua mata ciliar, já tendo destruído centenas de buritizeiros”, denuncia o comerciante Benevenuto Pereira da Costa Neto (Beninha), um dos principais idealizadores da bem sucedida expedição.

Há inclusive vários buritizeiros caídos sobre o leito do Parnaibinha, quase encalhando a embarcação dos turistas em um dos pontos do percurso, conforme imagens registradas pelas lentes do fotógrafo, radialista e professor Carlos Biah.

Benevenuto também chama a atenção para o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, estão se transferindo das áreas rurais para os centros urbanos: “O êxodo rural na nossa região é assombroso. Do Povoado Figuras até Alto Parnaíba, em mais de 70 quilômetros, não vimos mais do que cinco lavouras de subsistência”.

Com potencial de Unidade de Conservação, os expedicionários constataram um vazio imenso, com total ausência de fiscalização por parte dos órgãos ambientais responsáveis. Embora a situação do Parnaibinha ainda não seja alarmante, é imperativo que o Governo tome atitudes que visem preservar um dos mais importantes afluentes do Rio Parnaíba.

Parabéns à “Expedição Parnaibinha” por chamar a atenção da sociedade e das autoridades sobre a importância que os mananciais têm para a vida das pessoas, a sobrevivência das cidades e como o mau uso pode afetar o desenvolvimento socio-econômico do país.

Acompanhe - em vídeo no YouTube - a passagem do "Chupa", com áudio de Euvaldo Reis:
http://sn132w.snt132.mail.live.com/default.aspx?ocid=MIE8HOTM&rru=inbox&wa=wsignin1.0#fid=1&fav=1&n=1540051939&rru=inbox&mid=fc83304f-9e75-11e0-b9a6-00237de3f246&fv=1  

terça-feira, 21 de junho de 2011

Prefeitura de Santa Filomena realiza I Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

A Prefeitura de Santa Filomena realiza dias 23 e 24 de junho a I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA, com o tema central “O compromisso de todos para um envelhecimento digno no Brasil”, e a IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, que terá como tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”.

A solenidade de abertura do evento será na próxima quinta-feira (23), a partir das 9 horas, no auditório da Câmara Municipal, na Avenida Barão de Santa Filomena, zona central da cidade.

Segundo a assistente social Elízia Lustosa de Sousa, o objetivo é discutir as questões relacionadas à Assistência Social e avaliar o desenvolvimento das estratégias de constituição da Rede Municipal de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, identificando assim os avanços e desafios do processo de implantação das políticas destinadas a atender os direitos do idoso.

Participarão das discussões as instituições ligadas à questão dos idosos e os usuários da Assistência Social, assim como as autoridades locais envolvidas na causa. As pessoas físicas interessadas poderão participar do evento apenas como observadoras.

Os trabalhos seguirão três eixos principais: a Política de Assistência Social no município de Santa Filomena; os avanços na consolidação do SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios; e o compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil.

“A Conferência terá também a função de escolher os delegados que representarão o Município de Santa Filomena nas Conferências Estaduais, em Teresina”, disse Luizângela Nogueira Duailibe, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Secretária Municipal de Assistência Social.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Concluída subestação da Eletrobras Distribuição Piauí em Santa Filomena

Acabam de ser concluídos os serviços da subestação da Eletrobras Distribuição Piauí na cidade de Santa Filomena, distante 925 quilômetros de Teresina. Importante obra de transmissão de energia para as regiões sudoeste do PI e extremo-sul do MA, o empreendimento faz parte do PAC.

“Dos serviços de nossa responsabilidade, 100 por cento já foram realizados e aprovados pela fiscalização da Eletrobras, embora o prazo estabelecido fosse até o dia 12 de julho”, afirma João Bosco de Araújo Medeiros, proprietário da Rei-Mar Construtora, microempresa sediada em Alto Parnaíba (MA) que terceirizou a execução da obra.

O novo Sistema de Subtransmissão duplicará a capacidade de atendimento, permitindo futuras ampliações e melhorando a confiabilidade junto aos consumidores dos municípios de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), cujo Programa de Universalização de Energia Elétrica deverá cobrir uma área de 16.523 km2 – equivalente a 75% da extensão territorial do estado de Sergipe – e beneficiará cerca de 3 mil domicílios rurais.

A instalação desse sistema elétrico de alta potência será fundamental para atender o crescimento e o desenvolvimento de uma das mais importantes regiões econômicas do cerrado piauiense e maranhense, onde estão se instalando grandes unidades industriais.

A distribuição da energia ainda depende da construção de uma segunda linha de transmissão, que deverá ser concluída em outubro e já está sendo executada paralela àquela existente desde meados da década de 1970, partindo da cidade de Gilbués, com extensão aproximada de 140 km, objetivando prioritariamente a eletrificação rural.

O empreendimento, que compreende a subestação em 34,5/13,8kV – 5/6,25MVA, representa investimento de R$ 1.545.017,62 (Um Milhão, Quinhentos e Quarenta e Cinco Mil, Dezessete Reais e Sessenta e Dois Centavos), valor oriundo do Governo Federal, através da Eletrobrás Distribuição Piauí/Ministério das Minas e Energia.

sábado, 18 de junho de 2011

Aldo Rebelo e Osmar Júnior prestigiam o Piauí Agroshow em Bom Jesus

A terceira edição da maior Feira Agropecuária do Piauí, que acontece em Bom Jesus, recebe neste sábado (18) os deputados federais do PC do B, Osmar Júnior (PI) e Aldo Rebelo (SP), que é relator do Código Florestal.

Rebelo explicará aos investidores do cerrado piauiense a nova legislação ambiental aprovada pela Câmara Federal.

Para o deputado Osmar Júnior, que formalizou o convite a Aldo Rebelo, atendendo solicitação do prefeito Alcindo Piauilino, o tema “Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade Ambiental”, ressalta a preocupação do evento com o desenvolvimento sustentável. “ Não dá mais para pensar o agronegócio sem levantar a preocupação com o meio ambiente, um assunto de primeira ordem no momento”. Segundo ele, o deputado Aldo vai esclarecer todas as dúvidas a respeito do novo Código Florestal.

O mesmo pensamento tem o prefeito de Bom Jesus, Alcindo Piauilino. “Do que a feira se propõe, que é gerar desenvolvimento econômico, sem esquecer a sustentabilidade social, eu acredito que a presença do deputado Aldo Rebelo, seja importante para esclarecer questões a cerca da atuação do Código”, disse.

Alcindo espera que algumas das várias empresas que participam da feira se instalem na região futuramente. “Várias empresas vêm participar do evento, conhecem o ambiente e acabam por se instalar na região, foi isso que aconteceu no ano passado e é isso que esperamos para esse ano”, esclareceu.

O Piauí Agroshow reúne empresários, autoridades e contribui com a consolidação da região dos Cerrados como a nova fronteira agrícola do Brasil. De acordo com os organizadores, o evento deve atrair um público de cerca de 20 mil pessoas e realizar negócios na ordem de R$ 300 milhões, consolidando-se como a segunda maior feira do segmento no Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia Farm Show, que é organizada desde 2004, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano.

Fonte: www.osmarjunior.org.br

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Senador Wellington Dias recebe lideranças comunitárias de Santa Filomena em Brasília


O senador Wellington Dias (PT/PI) recebeu em seu gabinete, no final da tarde da última quarta-feira (15), os senhores Hermes Martins de Carvalho, Roque Leonardo Neris Neto e Samuel Abreu de Carvalho, integrantes da FUASF – Força e União dos Amigos de Santa Filomena.

Eles procuraram o senador para tratarem de assuntos ligados ao sempre esquecido município de Santa Filomena, ao tempo em que definiram uma pauta de reivindicações, que vão desde a construção dos 130 quilômetros da BR 235/PI (Santa Filomena/Gilbués) até o auxílio para instalação de uma agência do Banco do Brasil.

Na pauta de solicitações, consta também a execução do projeto da ponte sobre o rio Parnaíba (ligando as cidades de Santa Filomena/PI e Alto Parnaíba/MA), a hidrovia do Parnaíba, na qual o Dnit pretende tornar navegável o trecho compreendido entre Santa Filomena e Guadalupe e, por fim, a inclusão de Santa Filomena no Programa Luz Para Todos.

Sobre a estrada Santa Filomena/Gilbués, foi dito pelo senador Wellington Dias que nos próximos dias será convocada a Construtora Sucesso, ganhadora da licitação, para iniciar a misteriosa obra. A informação foi repassada ao senador petista pelo diretor do Dnit/PI, via telefone, esclarecendo ainda que os entraves restantes já teriam sido superados e acrescentando que tal empreendimento está incluído no PAC II e no plano Plurianual.

Com relação ao Luz para Todos, Wellington Dias disse ter solicitado da Eletrobrás Piauí que sejam feitos, em paralelo com a rede de transmissão em andamento, os serviços de estruturação para ligações nas residências da zona rural, contemplando assim o mais breve possível o município de Santa Filomena com o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, instituído pelo Decreto nº 4.873, de 11 de novembro de 2003.

Finalmente, o senador Wellington disse à comitiva filomenense que “foi definida a instalação do Banco do Brasil em Santa Filomena, que terá o processo de abertura retomado”. O paralamentar se comprometeu a intervir na agilização da abertura do Banco do Brasil, bem como no processo de instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal, que poderá ser o primeiro Banco a se estabelecer em Santa Filomena.

Torcemos muito para que o novo anúncio do senador Wellington Dias não seja somente mais uma promessa vazia. Apenas intenções e atos de propaganda não bastam. É necessário que os Governos ajam com presteza e se dediquem a implementar efetivamente ações no município de Santa Filomena. Chega de embromação. Estamos cansados de blá-blá-blá ...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Comunidade do Bairro São João mantém tradição e reverencia seu padroeiro

Moradores do Bairro São João, na cidade de Santa Filomena (PI), seguem a tradição iniciada pelo baiano conhecido por João Redondo, “catingueiro” vindo da Bahia em meados do século XIX e pai de Nelsa Maria de Sousa (Dona Nelsa), hoje com seus 84 anos de idade, que ainda encontra forças para manter viva a tradição deixada pelo fundador da Comunidade.

No final da tarde de ontem (15), devotos reverenciaram seu padroeiro São João Batista, fazendo a abertura da festa com o cortejo do "pau da bandeira", que saiu da propriedade do agricultor Francisco das Chagas Pinheiro Filho (Chico Rosado), no Sitio Adequê.

Durante todas as noites (15 a 24/06) acontecerá a novena na Capela de São João Batista, além de quermesses, quadrilhas e outros eventos caipiras que irão movimentar a festa no espaço cultural do chamado “Campo Velho”, em frente às cerca de 20 barracas instaladas.

Com 19 (dezenove) metros de comprimento e quase 2 (duas) toneladas de peso, pessoas ligadas à própria comunidade carregaram o caule principal de uma árvore que servirá como mastro para a bandeira de São João até o final da noite do dia 24, quando às 6h00 da manhã de sábado (25) ocorrerá a derrubada do mastro de São João.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

João Lima é condecorado com o título de Cidadão Benemérito de Alto Parnaíba

João Lima Oliveira, bancário recém-aposentado, após 29 anos de inestimáveis serviços prestados ao Banco da Amazônia S/A, foi condecorado na última sexta-feira, 10 de junho de 2011, com o título de Cidadão Benemérito de Alto Parnaíba (MA).

A cerimônia, que foi prestigiada por autoridades e políticos alto-parnaibanos, aconteceu na Câmara Municipal de Alto Parnaíba. O título com que João Lima foi agraciado se reveste de toda importância, uma vez que ele é oferecido a cidadãos idôneos e que tenham prestado relevantes serviços à população.

Como bancário durante quase 20 anos na agência do BASA de Alto Parnaíba, João Lima sempre se destacou na instituição bancária, tanto pela sua eficiência e dedicação no trabalho quanto pelo seu espírito de liderança junto à comunidade alto-parnaibana.

O oportuno Projeto de Resolução nº 06/2011, promulgado pelo vereador Fernandes Almista de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Alto Parnaíba, está de conformidade e em estrito cumprimento ao contido no artigo 38, inciso XVI, da Lei Orgânica do Município.

De acordo com a Resolução, deverá a presidência da Câmara de Vereadores efetuar a confecção do diploma e respectiva medalha ao mérito Vereador Elias de Araújo Rocha, marcar a data da homenagem de comum acordo com o homenageado e convocar Sessão Solene Especial, com a devida divulgação e expedição de convites.

O novo cidadão alto-parnaibano é natural de Tuntum (MA). “Foi lá que eu nasci e é lá que meu coração bate mais forte. Me emociono quando reencontro velhos amigos e me regozijo quando faço novos”, postou João Lima em sua página de relacionamento no Orkut, se referindo à visita que fez à cidade natal, em maio de 2010.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Grupo de idosos participa de passeio turístico ao balneário Brejo do Campo


Passear, divertir, conversar e sorrir. Foi com esse objetivo que a equipe do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, promoveu na semana passada mais um encontro do “CONVIVER”, sólido grupo de pessoas da terceira idade que cresce a cada dia.

O passeio, que contou com a presença de 40 (quarenta) idosos e também do prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), foi coordenado pela secretária de Assistência Social, Luizângela Nogueira, pela assistente social Elízia Lustosa e pela professora Margareth Neres Nogueira.

A finalidade do passeio foi a interatividade e a troca de experiências entre esses idosos. Lá no Brejo do Campo, recinto localizado a menos de um quilômetro da zona urbana da vizinha Alto Parnaíba, à margem da rodovia MA-006, eles puderam jogar, ouvir músicas, ganhar prêmios e tomar um refrescante e descontraído banho.

Ao longo do dia, os idosos filomenenses participaram de diversas atividades, acompanhados visualmente pela equipe da Assistência Social. Logo após, foi servido um lanche para o grupo da terceira idade, tudo regado a causos, piadas, brincadeiras e, enfim, muita diversão.

Dada a importância de eventos desse tipo, que ocupam e dão mais brilho à vida das pessoas na terceira idade, a ideia é criar – mensalmente – um novo passeio para divertir a turma do grupo “CONVIVER”, pondo abaixo o estereótipo de que a pessoa idosa está diretamente relacionada à cadeira de balanço, ao pijama, à bengala e ao cobertor.

De uns anos para cá, os padrões mudaram, já que as pessoas têm chegado na terceira idade cada vez mais fortes e saudáveis. Quem passou dos sessenta anos nos dias de hoje, se acostumou a uma vida agitada, repleta de atividades.

Em função dessa nova realidade, está cada vez maior a procura por descanso e diversão. É um novo fenômeno, o do lazer junto às pessoas da “terceira idade”, também difundida como “melhor idade” e “jovem de ontem”. Os passeios na pracinha para jogar milho aos pombos e se divertir em uma partida de dominó são agora coisas do passado.

sábado, 11 de junho de 2011

Escola Municipal Tia Edinha lembra o Dia Nacional do Trabalhador Rural

A Escola Municipal Tia Edinha, da cidade de Santa Filomena (PI), lembrou na noite de ontem, sexta-feira (10), o "Dia Nacional do Trabalhador Rural", com o objetivo de valorizar a identidade do homem e da mulher que trabalha a Terra, em qualquer parte do Brasil.

Professores e alunos apresentaram diversos trabalhos desenvolvidos em salas de aulas, como: músicas, textos, danças e outros tipos de manifestação. O secretário Municipal de Educação, Pedro Eimard Maia de Sousa, acompanhou e prestigiou as atividades alusivas à data, que na verdade é comemorada em 25 de Maio.

O evento teve início com a participação dos alunos da professora Excelsa Lustosa Nogueira que, ao som da música “Obrigado ao Homem do Campo”, interpretada pela dupla cearense Dom & Ravel, apresentaram coreografias relacionadas à saudável vida no campo.

Em seguida, a educadora Excelsa Nogueira fez uma explanação sobre o trabalho que vem realizando na Escola Tia Edinha, ressaltando a difícil tarefa de alfabetizar jovens e adultos simultaneamente, onde alunos com idades bem diferentes dividem o mesmo espaço.

“Alfabetizar pessoas de 10, 14 ou mais de 20 anos, todos nos primeiros anos de estudo, não é tarefa fácil”, afirmou Excelsa Nogueira, visivelmente emocionada. “É a troca da pedagogia do fracasso pela pedagogia do sucesso”, completou a também professora Ritinha Solange.

Depois, alunos do professor Magno Bezerra declamaram o poema O Poeta da Roça, de autoria do poeta popular Antonio Gonçalves da Silva – o Patativa do Assaré –, que diz logo em sua primeira estrofe: “Sou fio das mata, cantô da mão grossa,/Trabáio na roça, de inverno e de estio./A minha chupana é tapada de barro,/Só fumo cigarro de páia de mio”.

Posteriormente se apresentaram alunos dos professores Rosinha, Solange Maria, Ângela, Lusimary e Valdinar Aguiar, que dançaram o “Tava na Peneira” e outras canções.

Professores e alunos da Escola Municipal Tia Edinha fizeram uma justa homenagem ao nosso sofrido trabalhador rural, que muitas vezes é desrespeitado e desvalorizado, tido até como marginal, mesmo com o amparo da Lei nº 5.889/73, regulamentada pelo Decreto nº 73.626/74 e presente no artigo 7º da Constituição Federal/88.

Parabéns, portanto, a todos que compõem a Escola Municipal Tia Edinha. Vocês mostraram que o trabalho em equipe é essencial, principalmente na área da Educação, nos dando a sensação de que os alunos estão levando para casa os exemplos adquiridos em sala de aula.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

"Death of Brazil": Revista inglesa diz que futebol brasileiro "está morto"

A revista inglesa FourFourTwo, uma das mais tradicionais publicações esportivas do mundo, desancou o futebol brasileiro em reportagem publicada na edição de julho, que começou a circular nesta semana.

Com a manchete "A morte do Brasil" e um escudo da CBF alterado, com as letras "RIP", que significam "Rest in Peace" ("descanse em paz"), a revista aponta quatro problemas graves para o futebol brasileiro.

São eles: "futebol feio", "a Copa de 2014 é um caos", "eles não têm mais estrelas" e "seus melhores jogadores são zagueiros". Os temas são discutidos em entrevistas com o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, e seu camisa 10 na última Copa do Mundo, Kaká - que também aparece na capa de cabeça baixa, ao lado de Robinho, em foto tirada na derrota para a Holanda que tirou o Brasil do Mundial de 2010.

Além de questionar o andamento das obras para o Mundial de 2014, a revista tenta armar o time que vai estar em campo na competição com a camisa amarela, e aí também enxerga problemas, pela falta de destaques no setor ofensivo, por causa da aposentadoria de Ronaldo e da derrocada de estrelas como Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Kaká.

A revista, porém, admite que o Brasil já viveu problemas semelhantes em outras épocas e conseguiu se recuperar. Paulo Henrique Ganso, o provável camisa 10 da seleção na Copa América, é apontado como símbolo dessa renovação.

Fonte: W ESPORTES

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Campos dos Gerais pode ser um dos 71 novos municípios do Maranhão

Após trinta dias da edição da Resolução Administrativa de nº 640, da Mesa Diretora da Assembleia do Maranhão, a qual determinava a data para o início, começou o recebimento de pedidos de criação de novos municípios. Até o final da tarde da ultima quarta-feira (8), o Núcleo de Protocolo da Assembleia protocolou 71 pedidos de emancipação de povoados, procedentes de todas as regiões do estado. De Imperatriz há proposta para emancipação dos povoados Coquelândia e Lagoa Verde.

Na mesma data, a Mesa Diretora da Assembleia, através da Resolução Administrativa de número 730/2011, determinou também que o prazo para recebimentos de pedidos de emancipação de município se encerrará sábado (11), às 18 horas.

A partir de segunda-feira (13), uma nova etapa terá início no processo que antecede à criação de novos municípios. Recebidos os requerimentos, a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional e elaboração de Projetos de Criação de Municípios, verificará a regularidade dos pedidos e providenciará a elaboração de um estudo de viabilidade para as localidades a serem criadas, assim como das áreas remanescentes do município pré-existente.

O prazo para que a Comissão de Assuntos Municipais entregue o estudo é de 120 dias. Segundo a Resolução da Casa, o Estudo de Viabilidade Municipal tem por finalidade “o exame e a comprovação da existência das condições que permitam a consolidação e o desenvolvimento dos municípios envolvidos”.

Cabe ao Estudo comprovar, de forma preliminar, se foram atendidos os pré-requisitos mínimos exigidos pela Resolução. Dentre as divisões, uma delas pode ser em Balsas. O novo município de Campos dos Gerais fica localizado no Gerais de Balsas e a sede municipal seria o povoado Batavo.

Na região existe grande expectativa favorável ao novo município, tendo em vista que isso facilitará a vida de milhares de famílias que residem distante de Balsas, algumas ficam 400 quilômetros de distancia da cidade.

O novo município de Campos dos Gerais fará extrema com Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Riachão, Balsas e com o Estado do Tocantins.

Fonte: Rádio e TV Boa Notícia

Poeta popular alto-parnaibano divulga seu primeiro trabalho literário

"Poemas do mestre Heitor Moraes da Silva" é o livro de Heitor, como é popularmente conhecido na cidade de Alto Parnaíba. Editado com o apoio da Prefeitura Municipal e lançado em julho de 2010, o pequeno livro - uma espécie de cordel - é composto de apenas quatro poemas, distribuídos pelas 12 páginas.

A obra literária de Heitor Moraes denota muita simplicidade e objetividade, não sendo necessário que o leitor martele a mente em busca de explicações. As poesias falam somente de amor, vivendo a delícia do amor verdadeiro, puro, ingênuo, doce como mel.

Para divulgar seu trabalho, o poeta e cancioneiro popular Heitor Moraes anda pelas ruas de Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena (PI), vendendo cada exemplar pelo valor quase simbólico de 5 reais. Quem o compra, tem a oportunidade de ler suas principais poesias, companheiras de vários anos de romantismo.

“Heitor não protesta de forma categórica, mas defende a paz na relação amorosa. Não deixa de ser singular, pois espécie de ermitão convicto, o bom Heitor, que estudou muito pouco, colocou no papel os sonhos acalentados de quem vive a solidão como se vivenciasse a multidão”, definiu o advogado e historiador Décio Helder do Amaral Rocha.

Nascido aos 06 de agosto de 1926, filho de José Moraes da Silva (Zé da Prata) e Alice Moraes da Silva, Heitor Moraes viveu toda a infância junto com os sete irmãos, em Alto Parnaíba. Aos 16 anos resolveu andar pelo Brasil, conhecendo vários lugares e fixando residência na cidade de Lagoa da Confusão (TO). Porém, 28 anos depois, retornou à terra natal.

Lá, aprendeu com os índios a técnica de fazer canoas usando apenas um tronco, sem emendas. Carpinteiro e marceneiro de profissão, sempre trabalhou fazendo móveis e tetos de casas. Aposentado e prestes a completar 85 anos de idade, tudo que seu Heitor quer agora é vender o livro. Compre, leia e aprecie, sem moderação.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Processo é sentenciado após 48 anos em tramitação nas Justiças Estadual e Federal

Chega ao fim ação demarcatória de gleba de terra no Sul do Estado, em tramitação por 48 anos nas Justiças estadual e federal. O juiz da 2ª Vara de João Lisboa, Marlon Jacinto Reis, julgou procedente a ação demarcatória da Fazenda Soledade – que abrange áreas de Imperatriz e de João Lisboa – em sentença proferida no dia 12 de maio, onde historia o Processo 37-31.1988.8.10.0038 desde a sua origem e decide pelo instrumento “como forma de promover a segurança jurídica para todos os condôminos e confinantes”.

A sentença de 15 laudas resume quase meio século de pendengas e argumentações jurídicas em torno do caso. “Os trabalhos periciais revelaram clara congruência entre os documentos que lastreiam o domínio dos requerentes e os marcos identificados nos trabalhos de campo”, anota na decisão.

O juiz determina que o traçado das linhas obedeça o item “Descrição do Perímetro” do memorial descritivo do segundo volume do processo. No primeiro há anotações iniciais que foram feitas com caneta-tinteiro.

A demanda foi aforada em 1963 por Argemiro Nunes Bandeira, na qual João Cardoso Castilho e Geralda Rodrigues Castilho são citados como requerentes. Por meio de advogado, Bandeira se diz legítimo dono de uma posse de terras na data “Soledade”. Na petição inicial, descreve as áreas abrangidas pela data, aponta o nome de três confrontantes conhecidos e indica Galdino Coelho e Manoel Ribeiro Soares como condôminos. O juiz à época nomeia um agrimensor, dois peritos e dois suplentes para a demarcação judicial da área – bem como um curador – e determina a citação dos condôminos e confrontantes.

A proposta de honorários apresentada pelo agrimensor é contestada por Raimundo de Moraes Barros e sua mulher Zita de Moraes Barros. Raimundo Barros diz ser o primeiro e legítimo proprietário, por herança, de parte do imóvel. Ambos alegam ser os mais conhecidos condôminos da Soledade, argumentam que foram esquecidos quando da apresentação do rol de coproprietários pelo requerente e reivindicam admissão no feito como condôminos.

Determinada a intimação das partes para falar sobre a proposta de honorários do agrimensor, Custódio Alves de Moraes e Maria Santana Moraes requerem admissão no feito juntando título aquisitivo de posse. Em petição atravessada nos autos o requerente pede a citação de pessoas que, segundo ele, ocupavam indevidamente a área a ser demarcada.

Autos em cartório - Em 27 de julho de 1964, o juiz que presidia o processo ordenou que os autos aguardassem “em cartório” até a nomeação de promotor de justiça para João Lisboa.

O provisionado indicado como promotor “ad hoc” requereu audiência de justificação para 18 de janeiro de 1965, na qual o Ministério Público pediu a oitiva de nova testemunha.

O promotor “ad hoc” apresentou sugestões sobre como deveria ser provida a demarcação. A justificação foi homologada por sentença em 6 de abril de 1965.

Outros documentos de propriedade foram anexados aos autos e noticiado risco de violência contra o agrimensor e seus trabalhadores. Em ofício, o delegado de Polícia de João Lisboa informou ter recebido compromisso dos moradores de não atacar o agrimensor com armas.

O assassinato de Argemiro Bandeira, “cuja morte permanece impune por desídia das autoridades policiais... e foi provocada por interessados em impedir a demarcação das terras”, seria comunicado mais tarde pelo advogado do autor da ação. Aos pedidos de apoio da Polícia para garantir a demarcação, o delegado informou não dispor de “praças suficientes”.

O INCRA solicitou a citação do presidente do órgão, em razão suscitada pelo Decreto Lei nº 1.164/1971, que declarou de interesse nacional as terras devolutas sediadas na faixa de cem quilômetros de largura em cada eixo das rodovias. Com a tramitação do feito na Justiça Federal, o órgão requer e obtém a sua sustação até concluída a discriminação das terras devolutas do estado. João e Geralda Castilho apresentam títulos de propriedade e pedem o afastamento da condição de terras devolutas.

O que vem a seguir é intensa batalha judicial entre os requerentes e o INCRA. O Ministério Público Federal, inclusive, confirmou o interesse da União na causa. A Justiça Federal decidiu a questão em 1988, determinando a remessa do feito à comarca de origem, o que de fato ocorreu em 15 de julho de 1993. “O impulso centralista do regime totalitário deitou reflexos sobre esse processo, contribuindo para a morosidade imperdoável”, observa Marlon Reis na sentença.

O juiz, que chegou a João Lisboa no final de 2009, e se predispôs a encerrar a questão, menciona que a mera suspeita de que o processo pudesse conter matéria de interesse da União fez com que fosse retirado da Justiça estadual sem qualquer decisão fundamentada, e sem a prática de único ato que tivesse utilidade para o seu trâmite. "Só ali foram 26 anos", informa.

O processo 37-31.1988.8.10.0038 foi apresentado aos juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça José Nilo Ribeiro Filho e Ariane Mendes, no ano passado, durante correição geral ordinária na Comarca de João Lisboa. “Ficamos surpresos ao tomar conhecimento dele e das causam que impulsionaram os sucessivos atrasos na sua conclusão”, lembra Nilo Ribeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CGJ/MA

terça-feira, 7 de junho de 2011

Programa ‘Pauta Zero’ julgará pelo menos 18 processos do prefeito de Carolina (MA)

O programa “Pauta Zero”, que cassou semana passada em dois processos a prefeita Bia Venâncio (Paço do Lumiar), vai estar entre os dias 18 e 22 em Carolina.

O projeto é uma extensão do “Justiça Plena” do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), comandado no Maranhão pelo corregedor de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior.

Nesses 25 dias, uma força-tarefa composta de 25 juízes vai zerar os 5.428 processos pendentes na Comarca, cujo juiz titular é Mazurkiévicz Saraiva de Sousa.

Quem deve estar preocupado com a ação da Corregedoria é o prefeito João Alberto Martins (PSDB). Ele responde na cidade nada menos que 18 processos.

Tem de tudo: ação penal, ação civil, mandado de segurança, ação popular, ação por obrigação de fazer… Um dos processos deu entrada em 1997, há 14 anos.

Em abril do ano passado, João Alberto foi condenado pela Justiça Federal em Imperatriz por ato de improbidade administrativa. Terá de devolver R$ 114 mil, mais multa de 20 vezes o salário e ainda perdeu os direito políticos por quatro anos.

Já em agosto de 2010, a decisão foi da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

O tucano foi condenado a três meses de detenção, perda do cargo de prefeito e inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, além de 10 dias-multa.

No entanto, João Alberto continua livre, leve e solto. Pelo jeito, o “Pauta Zero” deve destinar a ele o mesmo destino de sua colega de Paço do Lumiar.

Fonte: Blog do Décio Sá

segunda-feira, 6 de junho de 2011

No extremo-sul do Maranhão, abacateiro produz frutos sem caroço

Você já viu ou algum dia colheu um abacate sem caroço? O fato é tão raro que chegou a ser tema de uma edição do Globo Rural, em junho de 2009. Na época, o destaque foi para o seu Antônio Resende, de Taguatinga, no Distrito Federal, que tinha uma planta na frente de casa que dava frutos sem semente.

Assim como o caso de Brasília, tão curioso que o Globo Rural foi até lá para ver esse tal abacate, surpreendente também são os frutos produzidos pelo abacateiro de seu Renato Ascenso dos Reis e de dona Alcina Reis dos Rios, casal de aposentados residente na Fazenda Redonda, próxima à comunidade Figuras, a 70 km da cidade de Alto Parnaíba, no extremo-sul do Maranhão.

Plantado em 1992, por meio de semente e não pelo processo de enxertia, é como se fosse um abacateiro comum, igualzinho a qualquer outro. Nasceu e se desenvolveu no quintal da casa, ao lado de laranjeiras, mangueiras e coqueiros. Desde que começou a produzir a árvore sempre deu frutos sem caroço.

Abacate pepino - O fruto é comprido e mais fino que o abacate habitual, que todos nós conhecemos, e até se parece com uma hortaliça. Apresentam 10 a 12 centímetros de comprimento por 3 a 4 cm de largura, com peso inferior a 100 gramas. Devido à ausência de cavidade interna e de semente, a polpa representa cerca de 90% do fruto, restando aproximadamente 10 por cento de casca.

Por causa do formato, o fruto pode até ser chamado de “abacate pepino”, conforme foi apelidado o exemplar de Taguatinga, que é análogo ao de Alto Parnaíba. O seu Renato e a dona Alcina nunca entenderam o “porque” dos abacates nascerem sem caroço, embora com a mesma palatabilidade e, provavelmente, com idêntica composição química.

Para o caso de Taguatinga, o pesquisador da Embrapa Cerrados, agrônomo Tadeu Gracioli, ajudou a esclarecer as dúvidas.

“O fenômeno de não formação de semente em fruto não é incomum. Esse fruto se desenvolve com o crescimento sem fecundação. Nesse caso, os abacates nascem sem caroço”, explicou.

Claro que o técnico se referiu única e exclusivamente ao fato de Taguatinga, mostrado no Globo Rural, que pode não ter nada a ver com a casualidade de Alto Parnaíba, apesar da semelhança. Quem sabe, a própria Embrapa possa explicar a causa desse genótipo de abacates sem sementes, encontrado no extremo-sul do Maranhão.