sábado, 13 de agosto de 2011

Siqueira Campos e Moisés Avelino cobram construção de ponte no Parnaíba

Siqueira Campos e Moisés Avelino, juntos, em Santa Filomena
O governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos (PSDB), visitou na noite de ontem, sexta-feira (12), o Festejo de Santa Filomena, padroeira da cidade do mesmo nome, localizada na microrregião do Alto Parnaíba Piauiense.

Acompanhado da primeira-dama Marilúcia Uchoa Siqueira Campos, do ex-governador Moisés Nogueira Avelino, da secretária de Cultura do Tocantins, Kátia Rocha, e da sua nora Poliana Marques Siqueira Campos (esposa de Eduardo Siqueira Campos), o chefe do executivo tocantinense assistiu à Missa na Igreja Matriz e se declarou devoto de Santa Filomena.

Governador Siqueira Campos e cominitiva na Igreja Matriz
A cerimônia religiosa foi celebrada pelo Padre José Manoel Águila Martins e co-celebrada pelo missionário redentorista John Anthony Mayers (Padre João). A igreja estava lotada de um povo bem participativo e festivo, com a presença de visitantes e de moradores da zona rural.

Após presidir a Missa, José Manoel Águila Martins concedeu espaço aos senhores Moisés Avelino (ex-governador do estado do Tocantins) e Siqueira Campos (atual governador do Tocantins). Inicialmente proferiu o médico Moisés Avelino, seguramente o filho mais ilustre de Santa Filomena, que lembrou ter sido ali, naquela Igreja, onde iniciou sua catequese, numa época em que - segundo ele - o nosso povo tinha mais fé em Deus.

Igreja de Santa Filomena lotada; povo participativo e festivo
Moisés Avelino afirmou estar feliz por rever pessoas com as quais conviveu na adolescência e juventude, mas também por ver a Igreja repleta de filomenenses, mostrando para todos que a comunidade católica voltou a frequentar o templo religioso, graças ao bom trabalho do sacerdote José Manoel.

Mas lamentou a falta de ações dos governos do Piauí e do Maranhão, que não realizam obras importantes nem em Santa Filomena e muito menos em Alto Parnaíba. “Fico triste quando venho aqui a cada dois anos e vejo no rio Parnaíba as pessoas passando na Balsa ou nas Canoas, porque nunca se fez uma ponte. Quando fui governador do Tocantins, fiz mais de 2 quilômetros de pontes. E aqui, os governos do Piauí e do Maranhão não conseguem fazer essa ponte com pouco mais de 100 metros de extensão”, disse.

Prefeito Esdras Filho, e a primeira-dama, Luisângela Nogueira
Moisés Avelino concluiu fazendo referência ao fato de Santa Filomena ser a única cidade piauiense isolada do próprio Estado do Piauí: “Prá não se dizer também a estrada (Santa Filomena/Gilbués); o Tocantins, fundado há 23 anos, tem 90 por cento das cidades servidas por rodovias asfaltadas. E o Piauí tem quantos anos? Então, sempre digo; é preciso que os políticos do Piauí procurem mecanismos para resolver esses problemas”, finalizou.

Da mesma forma, o visitante Siqueira Campos não se esquivou em criticar a situação de isolamento vivida pela cidade de Santa Filomena, que no próximo dia 25 completará 146 anos de autonomia, mas que continua isolada do Piauí, embora já se apresente como a 22ª maior economia estadual, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Fazenda.

Moisés Nogueira Avelino, ex-governador do Tocantins
“Vejo um povo isolado, abandonado, por falta de uma simples ponte de cento e poucos metros de extensão, que integra uma vasta região de potencial extraordinário. O ideal é que se tenha uma ponte, para dar vazão a esse trânsito e acesso às pessoas, no sagrado direito de ir e vir livremente”, declarou.

Siqueira Campos retornou ao Tocantins na manhã de hoje, sábado (13), tendo como destino o município de Natividade, na mesorregião oriental do Tocantins (próximo à divisa com Goiás), a fim de também participar e prestigiar o festejo do Povoado Senhor do Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário