terça-feira, 9 de agosto de 2011

Missão do Banco Mundial visita o município de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí

Karolina Chaves (coordenadora fundiaária do INTERPI), Bárbara Farinelli
(economista agrícola/BIRD) e Alberto Costa (especialista social/BIRD)
Uma missão formada por técnicos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) - Banco Mundial - esteve ontem, segunda-feira (08), na cidade de Santa Filomena, localizada no sudoeste do Piauí, a 925 quilômetros de Teresina. Eles estiveram na companhia de Karolina Chaves, coordenadora fundiária do INTERPI (Instituto de Terras do Piauí).

A missão, composta por Alberto Costa (Especialista Social) e Bárbara Farinelli (Economista Agrícola), foi recebida inicialmente pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena, na pessoa da presidente Marilene Dias Soares, assim como por representantes de Associações de Produtores Rurais e pelos extensionistas do EMATER, José Bonifácio Bezerra e Nilton Neres Bezerra.

Também recebeu acolhida do Prefeito Esdras Avelino Filho (PTB); dos vereadores Antonio José Alves (PSB), Cristóvão Dias Soares (PSB), João Lustosa Avelino (PTB), José Bonifácio Bezerra (PC do B), Raimundo Antonio de Queiroz (PTB) e Renato Vieira Miranda (PTB); e dos secretários municipais Júnior Rosal (Administração e Finanças), Geni Helane (Saúde) e Pedro Maia (Educação).

Prefeito Esdras Avelino Filho (centro), vereadores e secretários
municipais ouvem representantes do Interpi e do Banco Mundial
A visita dos representantes do BIRD a Santa Filomena teve por objetivo selar uma parceria com o Governo do Estado do Piauí no sentido de que possa melhorar o desenvolvimento rural e ambiental, através da formulação de políticas públicas. O acordo interinstitucional pretende sobretudo promover a regularização fundiária na região, já que a insegurança jurídica tem prejudicado o agricultor familiar e afastado muitos investidores do agronegócio.

“A premissa é que esse projeto elaborado pelo BIRD vire uma política do governo estadual do Piauí. Se for comprovado o real desenvolvimento sustentável, aí sim, vem a parte de investimento”, disse Bárbara Farinelli, técnica do Banco Mundial no Brasil.

A operação pleiteada pelo Governo do Piauí equaciona o problema da dívida, permitindo ao tesouro estadual investir em políticas de desenvolvimento, voltadas para a educação, desenvolvimento sustentável, regularização fundiária, melhoria da gestão pública e outras ações políticas que beneficiam a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário