segunda-feira, 18 de julho de 2011

Morreu Dona Nazinha, a última neta do Barão de Santa Filomena

Lizarda América Lustosa (10/03/1925 - 13/07/2011)
Faleceu na última quarta-feira (13), em Brasília, a senhora Lizarda América Lustosa, popularmente conhecida por “Nazinha”, a última neta de José Lustosa da Cunha, o primeiro e único Barão de Santa Filomena.

Nascida em 10 de março de 1925 (portanto, mesmo com tantos problemas de saúde, viveu mais de 86 anos de idade), Dona “Nazinha” foi sepultada no final da tarde de sexta-feira (15), no Cemitério da cidade de Santa Filomena.

“Quero externar meus pêsames a Santa Filomena pela perda da última descendente do seu fundador, o Barão de Santa Filomena, a sua neta Lizarda, a popular Nazinha, a quem eu tinha um verdadeiro carinho e apreço”, afirma a comerciante Maria da Conceição Nogueira, residente em Pedro Afonso (TO).

Segundo o advogado Décio Hélder do Amaral Rocha, a “Tia Nazinha” era casada com Moacyr Lustosa da Cunha, irmão de seu avô por parte de pai, o coronel Leopoldo Lustosa da Cunha, advogado provisionado, juiz municipal e prefeito de Santa Filomena, filho do Barão de Santa Filomena, José Lustosa da Cunha.

“Como era comum na época, Nazinha vinha a ser sobrinha do próprio esposo, bem mais velho do que ela, com quem teve nove filhos, que são: Afonso Lustosa (in memoriam), Antonio da Luz Lustosa, Raimundo Nonato Lustosa, Maria da Conceição Lustosa, Maria do Soocorro Lustosa, Maria de Fátima Lustosa, Filomeno Lustosa, Pedro Lustosa e Maria das Mercês Lustosa”, diz.

Para Décio Rocha, Nazinha era realmente neta do Barão de Santa Filomena, o fundador do aludido município sul piauiense. “Tia Nazinha era descendente direta da família Lustosa da Cunha, desbravadora dessa importante e rica região do sempre maltratado Piauí - leia-se: maltratado por seus sucessivos governantes”, pontifica.

Um comentário:

  1. Olá José Bonifácio,me chamo Emilly Viana e entrei no teu blog em busca da história de minha família que veio de Santa Filomena.Vi que você escreve muito bem e gostei desse blog.Parabéns por esse trabalho.

    ResponderExcluir