sábado, 9 de julho de 2011

Mesmo sem emendas de parlamentares, Santa Filomena realiza o 14º Festival de Folguedos



Público comparece à primeira noite do XIV Encontro
de Folguedos da cidade de Santa Filomena (PI)
Diferente de alguns outros sortudos municípios piauienses, para os quais o Ministério do Turismo destinou recursos para a realização de festas juninas com emendas de deputados e senadores, segundo divulgou o site “Congresso em Foco”, a Prefeitura de Santa Filomena começou ontem, sexta-feira (8), e termina amanhã, domingo (10), o seu 14º Encontro de Folguedos.


A equipe da Prefeitura, liderada pelo secretário de educação Pedro Eimard Maia de Sousa e amparada pelo prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), elaborou a programação do “arraiá” junino que teve início na noite passada, por volta das 20h30, e promete ser o melhor dos últimos anos. Durante três dias teremos apresentações artísticas, quadrilhas adultas e mirins, danças características da data e casamento caipira, além de comidas típicas nas diversas barracas.

Grupo de Capoeira do professor "Fumaça", com
seus 30 integrantes, entoando o Hino do Piauí
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e demais departamentos responsáveis, projetou um alegre programa que animará a população, já que todas as escolas  municipais estarão presentes, inclusive da zona rural, como a da Comunidade Santa Fé. Também estão participando as escolas estaduais Delfina Sobreira Queiroz e Professor Lourenço Filho, com alunos e servidores dispostos a animar, dançar e, enfim, proporcionar motivação para a alegria durante toda a festa junina.

No primeiro dia, tivemos as seguintes apresentações: abertura oficial, com execução do Hino Nacional em vídeo legendado; entoação do Hino do Piauí, apresentado pelos trinta integrantes do grupo de capoeiragem do professor Fumaça, como parte do “Projeto Capoeira na Escola”; quadrilha mirim e dança da cadeirinha (Creche Pequeno Príncipe); dança do cangaço e dança reciclô (Escola Primavera); dança de roda (Escola Tia Edinha); e literatura de cordel (Escola Delfina Sobreira Queiroz).


Peça "Dança da Cadeirinha", apresentada por
alunos da Creche Escola Pequeno Príncipe
Para hoje, sábado (9), estão previstas as seguintes atrações: dança da peneira (Escola Tia Edinha); desfile de casais caipiras (Escolas Pequeno Príncipe, Primavera, Tia Edinha, Santa Fé, Delfina Queiroz e Lourenço Filho); Monólogo - Racismo (Escola Lourenço Filho); Beyoncê – Run The World (Escola Primavera); Reisado (Escola Delfina Queiroz); Peça Teatral – Condutor de Ancião (Escola Tia Edinha); Quadrilha Amigos da Escola (Escola Lourenço Filho); e Concurso Casamento Caipira (Escolas Delfina Queiroz e Lourenço Filho).

Maria dos Remédios de Carvalho interpretando
versos da verdadeira Literatura de Cordel
Na última noite (domingo), três sanfoneiros mirins estarão se exibindo (homenagem aos 60 anos do Forró), representando a Escola Municipal Primavera. 

Em seguida, o público irá delirar com o concurso de sanfoneiros adultos, apresentados por ordem de sorteio, defendendo as cores das escolas Pequeno Príncipe, Primavera, Santa Fé e Delfina Queiroz.
Se você pensa que pára por aí, calma! Tem ainda a Quadrilha Multi Ritmos, do colégio Primavera; a Quadrilha do Grupo de Capoeira e, para completar a dose, o distraído concurso de “Forró Universitário”, com concorrentes das escolas Delfina Queiroz, Lourenço Filho, Tia Edinha, Santa Fé, Primavera e Pequeno Príncipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário