terça-feira, 26 de julho de 2011

Loja Maçônica Harmonia e Trabalho comemora seus 50 anos de fundação

Sessão especial de comemoração pelos 50 anos de fundação da
Loja Maçônica Harmonia e Trabalho, de Alto Parnaíba (MA)
A Augusta e Respeitável Loja Harmonia e Trabalho, sediada em Alto Parnaíba (MA), comemorou no último dia 13 seus cinquenta anos de fundação. Sob a condução do Venerável Maurício do Amaral Rocha, foi realizada uma magnífica sessão especial, no sábado passado, dia 23, em comemoração ao meio século de irmandade.

A criação da Loja Maçônica Harmonia e Trabalho teve por finalidade trabalhar na cidade de Alto Parnaíba, no extremo-sul maranhense, com seus lemas fundamentais que são Liberdade, Igualdade e Fraternidade, tendo acima de tudo a crença no Ser Supremo – o Grande Arquiteto do Universo – que é DEUS, como princípio e causa de todas as coisas.

Fundada aos 13 dias do mês de julho de 1961, a Loja Maçônica Harmonia e Trabalho teve como idealizadores, coincidentemente, 13 irmãos: ANTONIO LUIZ AVELINO, ANOTNIO ROCHA FILHO, CARLOS LUSTOSA DO AMARAL, CEIR PACHECO, CORINTHO DE ARAÚJO ROCHA, ESTEVAM ROBINSON DIAS, JOSÉ SOARES, JOSÉ TEIXEIRA COELHO, LUIZ ANTONIO DO AMARAL, RAIMUNDO ALVES DE ALMEIDA, SÉRGIO RODRIGUES VIEIRA, TURENE BARREIRA DUAILIBE e ZOROASTRO SOARES.

Obreiros regulares da Loja Maçônica Harmonia e Trabalho,
reunidos na comemoração dos seus 50 anos de fundação
Os treze “desbravadores” contaram também com a honrosa participação de JOÃO PEREIRA LOPES que, apesar dos 89 anos de idade, com sua lucidez e sabedoria deu a sugestão para que a loja de Alto Parnaíba recebesse a denominação de Harmonia e Trabalho.

Quem assumiu a direção dos trabalhos foi o venerável interino ELIAS DE ARAÚJO ROCHA, vindo de uma Loja de Goiânia, que se juntou ao grupo fundador e proclamou a criação da Loja Harmonia e Trabalho. Já com os trabalhos avançados, se formou a primeira diretoria, sendo CARLOS LUSTOSA DO AMARAL (CARRETA) o primeiro Venerável eleito.

“Com o passar do tempo, nossa loja cresceu cada vez mais forte, com obreiros úteis e muito dedicados, passando a iniciar irmãos de várias outras cidades vizinhas. E foram esses irmãos residentes em Balsas (MA), contando com a ajuda de outros irmãos de nossa loja, que criaram a Loja Acácia Balsense”, conta o secretário Alberto Augusto do Amaral Rocha.

Familiares e obreiros comparecem à sede da Loja Harmonia e
Trabalho, na Av. Rio Parnaíba, em Alto Parnaíba (MA)
Desde sua criação, há 50 anos, vários obreiros passaram pela direção da Loja Harmonia e Trabalho, conforme relação a seguir, pela ordem de sequência dos mandatos: Elias de Araújo Rocha, Carlos Lustosa do Amaral, Antonio Rocha Filho, Antonio Luiz Avelino, Raimundo Alves de Almeida (5 vezes), Aderson Lustosa do Amaral Brito, Corintho de Araújo Rocha, Estevam Robinson Dias (03 vezes), José Carlos Rodrigues Filho, Daniel Lustosa Neto (02 vezes), Célio Antonio da Silva, Kilson Brito Nogueira (02 vezes), Pedro Damasceno Nogueira Neto (02 vezes), Raimundo Lourival Lopes Filho (02 vezes) e, o atual, Maurício do Amaral Rocha.

A Loja Harmonia e Trabalho conta no momento com 29 (vinte e nove) obreiros regulares, residentes em Alto Parnaíba (MA), Tasso Fragoso (MA), Santa Filomena (PI) e Balsas (MA). Um deles é muito especial, o sempre presente Raimundo Alves de Almeida (Mundico Almeida), que com 92 anos de idade, já dedicou 58 deles à ordem maçônica, sendo portanto um símbolo de dedicação, firmeza e perseverança, antes mesmo da criação da Loja Harmonia e Trabalho.

Ex-veneráveis Raimundo Alves de Almeida e Raimundo Lourival
Lopes Filho; e o atual venerável, Maurício do Amaral Rocha 
O atual Venerável da Loja Maçônica Harmonia e Trabalho é Maurício do Amaral Rocha, tendo como membros na sua diretoria os seguintes obreiros: Alberto Augusto do Amaral Rocha (Secretário), Cinobilino Coelho Guimarães (Orador), Corintho Rocha Júnior (1º Vigilante) e Mussolini Lustosa Nogueira Filho (2º Vigilante).

“Após esse breve relato sobre a história de nossa Loja, posso dizer que tenho a honra de fazer parte da família Harmonia e Trabalho, pois nela continuamos a praticar os princípios de nossa Ordem, sempre fazendo o bem sem olhar a quem”, finaliza o secretário Alberto Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário