quinta-feira, 30 de junho de 2011

Santa Filomena (PI) imunizou 99,9% do rebanho bovino contra a Febre Aftosa

Apenas 15 bovinos deixaram de ser vacinados contra a Febre
Aftosa no município de Santa Filomena, Estado do Piauí
A primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa, realizada no mês de maio no gado do município de Santa Filomena, localizado na região do cerrado piauiense, teve o índice mantido, atingindo quase a totalidade do rebanho cadastrado no Escritório de Atendimento da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí).

Das 15.089 cabeças existentes, 15.074 foram imunizadas, o equivalente à 99,9%. Esse número representa um acréscimo no índice de cobertura vacinal e, ao mesmo tempo, um decréscimo de 2,5% na quantidade de animais vacinados em relação à segunda etapa da vacinação de 2010, quando 15.462 cabeças receberam a vacina, representado 98,45% dos bovídeos registrados à época.

Everaldo Lustosa, chefe do Escritório de Atendimento da ADAPI
Segundo o técnico Everaldo Lustosa de Sousa, o índice alcançado atingiu os animais de todas as idades e manteve a média dos anos anteriores. Sobre a significativa redução no número de animais, o representante da ADAPI acha que o fato pode estar relacionado à crescente venda de animais para outros Estados, logo após o Piauí ter conquistado a classificação de risco médio da Febre Aftosa.

De acordo com Everaldo Lustosa, na segunda etapa da campanha, que será realizada em novembro próximo, esses animais voltam a ser vacinados junto ao restante do rebanho.

A expectativa do escritório é alcançar 100 por cento do rebanho em Santa Filomena, já que apenas 15 (quinze) bovinos deixaram de ser imunizados na primeira campanha de 2011.

Os poucos bovídeos não vacinados estão distribuídos entre as 400 propriedades rurais cadastradas com especies bovinas no município de Santa Filomena, com média de 37,72 cabeças por cada imóvel. O relatório final da ADAPI indica ainda que há 442 criadores, dos quais 6 receberam acompanhamento técnico, totalizando 399 animais assistidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário