terça-feira, 28 de junho de 2011

Jornalista da Rádio Senado faz visita à Rádio Comunitária de Santa Filomena

José Carlos Sigmaringa, apresentador da Rádio Senado, na
Rádio Comunitária Rio Taquara FM, de Santa Filomena (PI)
O jornalista, apresentador e repórter José Carlos Sigmaringa Seixas faz grande sucesso nas ondas curtas da Rádio Senado, com seu jeito peculiar de comunicar, veiculando notícia em tempo real para áreas carentes de informação, educação, interação e cidadania. Por isso mesmo, goza de imenso prestígio no interior das regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil, por desempenhar papel fundamental na vida dessa gente boa e humilde.

Sigmaringa, o “Sigue”, apresenta – juntamente com Adriana Carla, Marcela Diniz e outros – o programa O senado é mais Brasil, através da Rádio Senado Ondas Curtas, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 9h, em 5990 kHz, levando informação, prestação de serviço e recados às comunidades mais longínquas do país, fazendo o verdadeiro papel de rádio comunitária.

Outro bom serviço prestado por José Carlos Sigmaringa na Rádio Senado Ondas Curtas é o "Sintonia Ambiental", que vai ao ar às quintas-feiras no programa O senado é mais Brasil. O quadro aborda, a cada semana, questões sobre natureza e meio ambiente. O apresentador, durante a transmissão, pede aos ouvintes de uma determinada região que enviem sementes de uma árvore típica do local. Os ouvintes atendem ao pedido e as sementes encaminhadas à emissora são mandadas para moradores de lugares onde não existe a mesma vegetação.

Sigmaringa e José Bonifácio na Rio Taquara FM em inserção
no programa O senado é mais Brasil, com Adriana Carla
Além dessa interação com a população mais esquecida, José Carlos Sigmaringa gosta de sentir de perto as dificuldades enfrentadas pelos seus ouvintes. Tanto é verdade que, de quando em vez, ele viaja cerca de 2 (dois) mil quilômetros pelo interior desse Brasil quase desconhecido e de infraestrutura subdesenvolvida, rasgando sertões e veredas, enfrentando estradas que mais se parecem "carreiros".

Semana passada, por exemplo, na manhã de sexta-feira (24), o “Sigue” esteve nas cidades de Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena (PI), como havia feito em 2009. Também visitou a Rádio Comunitária Rio Taquara FM, da cidade de Santa Filomena, onde por mais de uma hora falou aos milhares de ouvintes das duas comunidades.

Direto do estúdio da Rio Taquara FM, e em transmissão simultânea com a Rádio Senado, o apresentador José Carlos Sigmaringa fez uma inserção no programa O senado é mais Brasil, que estava sendo apresentado pela colega Adriana Carla, também com participação nossa e do João Lima Oliveira, amigo do Sigma de longa data, residente em Alto Parnaíba.

Por onde anda, o Sigue concede entrevistas, dá autógrafos,
tira fotografias e bate papo com seus queridos ouvintes
Muitas pessoas compareceram ao estúdio da Rádio Comunitária Rio Taquara FM para ver José Carlos Sigmaringa. Esses fidelíssimos ouvintes queriam tirar fotografias, cumprimentar, bater papo e, enfim, conhecer o ídolo pessoalmente, já que a grande maioria desses fãs jamais teve a oportunidade de ir até a cabine da Rádio Senado, em Brasília.

É a retribuição a quem trabalha numa emissora que presta um serviço de relevante alcance social. É a força das ondas curtas, democráticas, que não respeitam barreiras de qualquer tipo, nem fronteiras nacionais ou ideológicas, permitindo que a Rádio Senado seja sintonizada por meio de aparelhos simples e portáteis, ao contrário de quem acessa a Internet.

Diferentemente do que ocorre com o sistema FM, que tem pouco alcance, a transmissão em ondas curtas permite que o sinal da Rádio Senado seja captado nos lugares mais distantes. As cartas recebidas pelo programa O Senado é Mais Brasil indicam que ele já foi ouvido até no Japão, na Nigéria, nos Estados Unidos e na Suécia por praticantes do rádio-escuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário