terça-feira, 28 de junho de 2011

10ª Marcha contra Corrupção e pela Vida vai percorrer dez cidades piauienses

DENUNCIE A CORRUPÇÃO. Sua ação faz a diferença!
A 10ª MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO E PELA VIDA, promovida pela Força Tarefa Popular (FTP) e apoiada pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e entidades religiosas, que abraçaram a causa e assumiram total responsabilidade pela hospedagem e alimentação dos marchantes, percorrerá durante treze dias 154 quilômetros, incluindo no roteiro 10 cidades do leste piauiense.

A data da saída será 16 de julho, tendo Pio IX como ponto de partida. De lá, a jornada a pé passará pelas cidades de Fronteiras, São Julião, Alagoinha, Mons. Hipólito, Francisco Santos, Santo Antonio de Lisboa, Bocaina e Sussuapara, terminando no dia 28, em Picos.

O coordenador da FTP, advogado Arimateia Dantas, esteve em audiência com a Dra. Ivana de Sousa Leal, atual Procuradora-Chefe da Advocacia-Geral da União.

Na oportunidade, foram protocolados 10 ofícios solicitando que a AGU (Advogacia-Geral da União) requisite de diversos ministérios copias de convênios celebrados com os municípios de Pio IX, Fronteiras, São Julião, Alagoinha, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa, Bocaina, Sussuapara e Picos.

Procuradora Ivana de Sousa Leal e advogado Arimateia Dantas
O pedido totaliza 66 convênios, referentes a recursos destinados à pavimentação de vias públicas (calçamento), melhoria habitacional, construção de barragens e compra de ônibus escolares, entre outros investimentos públicos, que serão objeto de fiscalização popular entre os dias 13 e 28 de julho de 2011.

Os documentos requisitados serão apreciados e comparados com a realidade encontrada nas visitas In loco que serão feitas pelos marchantes durante os 15 dias de caminhada.

A primeira obra abandonada a ser examinada pela FTP será o complexo onde deveria funcionar o Colégio Agrícola de Pio IX, estrutura composta por 30 unidades construídas, incluindo moradias, salas de aula e muito mais. Além do mato invadindo as edificações, todas as portas e janelas já foram furtadas.

Obra inacabada do Colégio Agrícola de Pio IX, no semiárido
piauiense, que poderia atender centenas de jovens rurais
 A obra deveria estar qualificando centenas de jovens, a maioria provinda de famílias rurais, o que poderia melhorar a produção local e elevar a melhoria na qualidade de vida da região.

A FTP irá levar o fato ao conhecimento do Ministério Público da Comarca de Pio IX, requisitando abertura de inquérito civil público para apurar a responsabilidade pelo abandono. Será pedida ainda a notificação do poder responsável, a fim de que sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis, objetivando recuperar e colocar a obra em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário