terça-feira, 5 de abril de 2011

Lauro Neto se destaca como diretor da Vara do Trabalho em Oeiras

Ao julgar todos os processos de 2010, a Vara do Trabalho de Oeiras cumpriu as três etapas do Programa Pauta Zero, instituído pelo TRT/PI, e diminuiu para três meses o tempo médio do julgamento de um processo. É a primeira Vara do Trabalho do Piauí a conseguir essa façanha.

A Pauta Zero foi inspirada na campanha para atingir a Meta 2 do Judiciário, instituída pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O TRT/PI foi um dos primeiros dos 91 tribunais do Brasil a cumprir o desafio do CNJ, por dois anos consecutivos (2009-2010), zerando todos os processos ajuizados em 2005 e depois em 2007.

A campanha Pauta Zero pretende dar maior celeridade aos processos na chamada fase de conhecimento, que é o julgamento das ações. A proposta é estabelecer um ritmo em que um processo que dependa exclusivamente do TRT/PI, ou seja, excetuando-se aqueles que dependam de fatores externos como perícia ou julgamentos em outros tribunais, demore somente três meses para ser julgado em cada instância.

De janeiro de 2009 a 31 de março de 2011, a Vara do Trabalho de Oeiras recebeu 4.679 ações trabalhistas. No mesmo período foram julgados e/ou conciliados 4.307 processos. Dados da Corregedoria confirmam que não existe nenhum processo ajuízado até 31 de dezembro de 2010 sem julgamento na Vara de Oeiras.

"A conquista é fruto do trabalho em equipe e do empenho de todos os servidores e juízes. A Vara conta com 10 servidores, incluindo um oficial de Justiça, um calculista, um secretário de audiência, um diretor e seis integrantes da secretaria. Esta equipe é coordenada por duas juízas do Trabalho - a titular Alba Cristina e a substituta Elizabeth Rodrigues, que se juntou à equipe no final do ano passado após o trágico acidente que vitimou a juíza Josuíta Barros", afirmou Lauro Neto, diretor da Vara de Oeiras.

Lauro Lustosa de Alencar Neto é filho do Cel. Irineu da Costa Pires (falecido) e da professora aposentada Maria Benildes Lustosa de Alencar Pires, casal que sempre residiu em Santa Filomena (PI). Lauro Neto começou seu trabalho em Brasília (DF), passou por Corrente (PI) e há quase dois anos é diretor da Vara do TRT em Oeiras (PI).

A juíza Alba Cristina da Silva fez questão de ressaltar que o resultado se deve muito ao trabalho desenvolvido pela juíza Josuíta Barros e ao esforço de toda a equipe. Ela disse que, ao reduzir o tempo médio de julgamento dos processos para três meses, a Justiça do Trabalho prova que é possível responder à demanda da sociedade, oferecendo uma resposta mais rápida e eficaz da Justiça.

Juízes e servidores vão trabalhar agora para que tempo médio de julgamento não ultrapasse os três meses conquistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário